Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP proíbe carros em viaduto da av. 9 de Julho

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) criou nesta segunda (2) um corredor exclusivo para coletivos no viaduto Doutor Plínio de Queiroz, sobre a praça 14 Bis, na Bela Vista, no centro de São Paulo. Com a medida, carros estão impedidos de circular pelo local.

O trecho exclusivo para ônibus se estende por 2 km, desde o viaduto sobre a 14 Bis até o túnel Daher Elias Cutait (Nove de Julho). A companhia afirma que a exclusividade para os coletivos vale em período integral.

Segundo a CET, a medida beneficiará diariamente cerca de 325 mil passageiros, que utilizam os 445 ônibus das 28 linhas que passam pelo trecho.

A medida faz parte da Operação Dá Licença para Ônibus, que adapta vias da capital para priorizar o transporte público por coletivos.

A companhia afirma também que haverá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito da prefeitura irão orientar motoristas para que não invadam o espaço destinado exclusivamente aos ônibus.

Ainda não foi divulgado quando começará a ser aplicada a multa para quem infringir a nova determinação. Tanto CET quanto SPTrans acompanham a implantação.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que desrespeita a faixa exclusiva de ônibus está sujeito à perda de sete pontos na carteira de habilitação e à multa de R$ 191,54 (infração gravíssima).

Infográfico: veja todos os tipos de infração previstas no CTB


Endereço da página: