Folha de S. Paulo


Suzane von Richthofen muda para regime semiaberto nesta quinta

Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais em 2002, irá para a ala de regime semiaberto da Penitenciária-1 de Tremembé (SP) na próxima quinta-feira (28).

Richtofen já cumpriu 13 anos da pena em regime fechado e teve recurso para progressão da pena aceito pela justiça.

Suzane teve a oportunidade de ir para o semiaberto em agosto de 2014, mas havia recusado por "questões de segurança".

À época, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária informou que ela preferiu não aceitar a progressão, pois não queria ser transferida para outro presídio. Naquele momento, a penitenciária não tinha espaço para presos no semiaberto, e Suzane precisaria ser transferida. Contudo, uma nova ala foi inaugurada em maio deste ano para abrigar os detentos nesse regime.

O recurso aceito nesta quinta pela Justiça pedia a anulação da decisão do ano passado, que revogava o benefício. A defesa alegou que Suzane se manifestou sem assistência jurídica técnica. Com a mudança, ela poderá trabalhar durante o dia e terá que dormir no presídio à noite.

CRIME

Suzane, seu ex-namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele, Christian, foram condenados pelos assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen, mortos em 2002. Os irmãos Cravinhos estão no regime semiaberto desde 2013.

Em março a Justiça de São Paulo determinou que a herança da família Von Richthofen seja entregue apenas ao irmão de Suzane, Andreas Albert von Richthofen. Na sentença, o juiz determinou que ela deveria ser excluída da partilha dos bens por considerá-la "indigna". A herança é calculada em mais de R$ 3 milhões.

Há um ano, Suzane se casou com Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos pelo sequestro e morte de um adolescente em Mogi das Cruzes (SP). Sandrão, como é conhecida, conseguiu a progressão para o semiaberto em fevereiro deste ano.


Endereço da página:

Links no texto: