Folha de S. Paulo


Folha lança aplicativo inédito que calcula nota do Enem após a prova

Quem fizer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste final de semana só vai ficar sabendo qual foi a sua nota no ano que vem. Isso porque o MEC usa uma tecnologia específica -a chamada TRI- para compor as notas. Esse sistema atribui pesos diferentes para as questões, dependendo do grau de dificuldade delas.

Agora imagine se você pudesse conhecer a nota que você tirou na prova logo após o exame? Então veja isso: a Folha, em parceria com a empresa de tecnologia educacional TunEduc, está lançando o aplicativo Quero a Minha Nota!, que consegue calcular a nota que você tirou.

Baixe o aplicativo Quero a minha Nota! para Android

O app se baseia nas respostas inseridas pelos usuários para fazer cálculos semelhantes aos da TRI, utilizada na elaboração e correção do Enem, e, assim, consegue estipular o valor de cada questão. As notas estarão disponíveis assim que o aplicativo atingir uma amostra mínima de cerca de 50 mil usuários. Quanto mais usuários no app, mais precisa será a sua nota!

O Quero Minha Nota! confere o gabarito e ainda entrega uma estimativa bastante precisa da sua nota Enem, calculada de acordo com a dificuldade de cada questão e separada por área do conhecimento, como na devolutiva oficial.

EM QUAL UNIVERSIDADE VOU PASSAR?

Com a sua nota em mãos, é possível estimar em quais cursos e universidades federais que adotam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que você conseguiria entrar nesse ano, considerando as notas de corte do ano passado.

"Um dos momentos de maior angústia e ansiedade dos alunos acontece após prova, enquanto aguardam o MEC disponibilizar a nota. Foi daí que surgiu a ideia do app", explica o economista e docente da USP Ricardo Madeira, sócio-fundador da TunEduc.

"Em posse de uma estimativa da sua nota Enem, o aluno poderá se planejar melhor para participar do Sisu, pois terá uma noção mais precisa de quais são suas chances reais de entrar nos cursos que deseja cursar."

Nesse ano, o Enem acontece nos dias 24 e 25 de outubro. Mais de oito milhões de estudantes fizeram a inscrição para o exame, considerado o maior do mundo em número de participantes.


Endereço da página: