Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP remove barraco de casal que vivia na avenida Brasil

Vivendo há mais de um ano no entorno dos palacetes da luxuosa avenida Brasil, o barraco que era o lar do casal Carlos Bispo Alves, 39, e Mara Silva Ramos, 30, foi destruído. Funcionários da Prefeitura de São Paulo estiveram nesta sexta-feira (23) no local para fazer a retirada do teto deles.

"Começaram a quebrar o barraco com a gente dentro. Eu me agarrei a algumas coisas e fui puxada com força, ralei o braço e bati a cabeça" conta Mara, sobre a ação comandada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A história do casal, que perdeu a guarda das filhas por não ter onde morar, foi mostrada pela Folha no início do mês.

"Eu chorei muito, foi muito triste. Eles tiraram nossas roupas de dentro dos sacos e jogaram no chão. Até a ração da cachorra foi para o lixo. Não sei porque fizeram isso."

"Foi uma semana terrível. Na semana passada atearam fogo no barraco, destruindo quase tudo e nosso cachorrinho morreu. Esta aqui, a Mel, é a nossa nova cachorra", conta Bispo. Ele comenta que durante o fim de semana vários moradores da região vieram ajudar. "Construímos um novo barraco que ficou muito bom, mas hoje aconteceu isso", lamenta.

O casal diz que vai ficar no mesmo endereço por já estar adaptado e ter uma rotina na região. "Aqui todo mundo nos conhece e nos ajuda", comenta Bispo.

Procurada, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informou que deu diversas vezes a possibilidade do casal ser encaminhado para um abrigo, mas que o acolhimento não foi aceito. "Eles foram acompanhados pela equipe de abordagem durante o tempo em que ficaram no local e alertados sobre a ação que seria executada pela subprefeitura", diz a nota enviada pela pasta.

A prefeitura esclareceu ainda que em nenhum momento os moradores foram retirados do local. "Os agentes retiraram apenas o material que estava obstruindo a via", conclui a pasta.


Endereço da página:

Links no texto: