Folha de S. Paulo


Explosão danifica mais de 50 imóveis e deixa 8 feridos na zona norte do Rio

Veja vídeo

Treze imóveis foram destruídos por volta das 3h desta segunda-feira (19) por uma explosão no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio. No total, a Defesa Civil interditou 54 imóveis na região por risco de desabamento ou desprendimento de parte de sua estrutura. Uma área de cerca de mil metros2 foi destruída, segundo o órgão.

Oito pessoas ficaram feridas. Moradores ficaram presos em meio aos escombros, mas todos receberam alta do hospital até o início da noite.

A principal hipótese é que a explosão tenha sido provocada por um vazamento de gás –veja outras casos de explosão no Rio. O centro da destruição aconteceu na região que funcionava uma pizzaria, um restaurante e uma farmácia, além do conjunto de quitinetes.

A comerciante Ana Keyla Magalhães de Araújo, 38, conta que viu o quarto onde dormia com o marido e a filha ser completamente destruído. "Fiquei soterrada por três horas, mas meu marido conseguiu sair dos escombros para ajudá-la [a menina Beatriz, 9]. Toda a minha casa foi destruída", disse Ana Keyla,

A prefeitura do Rio informou que 41 pessoas ficaram desalojadas pela explosão. Mas apenas um aceitou abrigo. As outras seguiram para casa de familiares.

Ricardo Borges/Folhapress
Local do acidente - Explosão Rio de Janeiro - São Cristóvão - Depois
Imóveis ficam destruídos após forte explosão no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio
Reprodução/Google Street View
Local do acidente - Explosão Rio de Janeiro - São Cristóvão - Antes
Imóveis antes da explosão no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio

Os estragos se estenderam por um raio de 200 metros: uma agência do Bradesco teve a fachada de vidro destruída e um bar teve sua porta de ferro retorcida.

Dois edifícios do outro lado da rua, localizados de frente para o local atingido, tiveram janelas arrancadas pelo deslocamento de ar no momento do acidente.

Assustados, os moradores da região abandonaram suas casas no meio da madrugada ainda sem saber o que estava acontecendo. Alguns fizeram registros pelo celular, em vídeos e fotos, do estrago causado em São Cristóvão.

"Estava acordada quando aconteceu. Ouvi duas ou três explosões. Foi um barulho que quase me deixou surda", disse Geisa Marinho, 74, que mora sozinha em um apartamento em frente ao local do acidente. "Corri para a janela da sala e vi uma bola de fogo vermelho, enorme. Desci do jeito que estava para me salvar."

O som da explosão foi tão forte que pode ser ouvido no quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro de Benfica, a cerca de 2 km de distância. As embalagens de pizza de uma das lojas destruídas foram arremessadas para o alto de edifícios vizinhos.

"Não consigo descrever o que sinto agora. Se isso tivesse acontecido em outro horário, eu poderia estar lá. Por sorte não tinha ninguém na loja", disse Alessandra de Lima, 37, funcionária da farmácia que foi destruída, da rede Crystal.

Infográfico: Local da explosão

Os socorristas também tentam remover os escombros dos imóveis mais próximos da rua para tentar chegar a um outro trecho, nos fundos do terreno, em busca de feridos.

Sete quartéis do Corpo de Bombeiros do Rio estão envolvidos na operação de resgate. Cães farejadores também auxiliam neste trabalho.

SUSPEITA SOBRE GÁS DE BOTIJÃO

O secretário de Defesa Civil do município, Márcio Motta, sinalizou que a causa da explosão pode estar associada aos botijões de gás usados naquele trecho.

"Muito provavelmente o que houve aqui foi uma explosão devido a um vazamento de gás GLP (de botijão) que confinou em algum espaço, encontrou uma chama e houve essa queima súbita", disse Motta.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), foi até o local e também mencionou a possibilidade de o acidente ter origem em vazamentos de botijões. "Parece um atentado, é assustador", disse o prefeito em entrevista a GloboNews.


Endereço da página:

Links no texto: