Folha de S. Paulo


Santa Catarina mantém alerta para riscos de deslizamentos

Com previsão de sol para esta segunda-feira (19), os riscos de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra devem diminuir em Santa Catarina nos próximos dias.

Apesar da previsão de estabilidade ou diminuição do nível dos rios, a Defesa Civil do Estado, porém, continua em alerta. A partir de quarta (21), há previsão de chuva em cidades catarinenses, mas em volume menor do que o ocorrido nas últimas semanas.

Acima da cota de emergência, os rios em Taió, Laurentino e Rio do Sul apresentam lentas baixas em seus níveis durante o fim de semana. Já o Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, mantém estado de atenção após o nível do rio subir de 1,40 metros para 1,84 metros.

No Rio Grande do Sul, as autoridades locais continuam com o trabalho de ajuda humanitária às populações atingidas pelas fortes chuvas e tempestade de granizo dos últimos dias. O nível do rio Guaíba começou a baixar após atingir a maior cheia desde 1941.

O número de municípios que atingidos chega a cem, afetando cerca de 35 mil residências e quase 147 mil pessoas. Até o momento, 5.413 famílias tiveram que ser desalojadas.


Endereço da página: