Folha de S. Paulo


Rio Guaíba atinge maior nível em 74 anos e causa estragos no RS

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias elevaram o nível do rio Guaíba neste sábado (17) para o maior volume dos últimos 74 anos, segundo dados do Metroclima (Vigilância Meteorológica de Porto Alegre).

O nível do rio chegou a 2,94 metros no Cais Mauá, região central de Porto Alegre, o maior valor já registrado desde a cheia histórica de 1941, quando o rio atingiu a marca de 4,76 metros.

As cheias neste sábado provocaram alagamentos nas ilhas e cidades da região metropolitana de Porto Alegre, como em Guaíba, onde o rio transbordou e alagou o calçadão da orla.

Segundo o Metroclima, o nível do rio deve continuar acima do nível de alerta (2,10 metros) por mais alguns dias. Os rios Sinos, Gravataí e Uruguai também estão acima do nível de alerta neste sábado.

Na última semana, ao menos três pessoas morreram devido às chuvas que atingiram o Estado. A tempestade também provocou chuva de granizo e rajadas de vento de até 116 km/h.

Foram registradas queda de árvores, alagamentos, interrupção do fornecimento de energia elétrica, além de um saldo de milhares de desabrigados.

Mais de 146 mil pessoas e quase 35 mil residências foram atingidas pelas cheias em cerca de cem municípios gaúchos, segundo boletim da Defesa Civil divulgado neste sábado.

Cerca de 5.000 famílias precisaram buscar abrigo na casa de parentes, e quase 2.000 foram para abrigos públicos.

Em Porto Alegre, 14 comportas permanecem fechadas para impedir alagamentos no centro da cidade. A Defesa Civil mantém o alerta para risco de inundações.

Neste final de semana, equipes realizam entrega de ajuda humanitária às famílias atingidas.


Endereço da página:

Links no texto: