Folha de S. Paulo


Fundação Casa de Santos tem fuga de mais da metade dos internos

Quarenta e dois adolescentes fugiram da Fundação Casa, em Santos (a 72 km de São Paulo), por volta das 21h30 desta segunda-feira (12). A unidade abrigava 64 adolescentes e operava dentro da capacidade, segundo a instituição.

A Fundação Casa não informou as circunstâncias da fuga de mais da metade dos internos da unidade. Em janeiro, outros 37 tinham escapado do local após uma rebelião.

Segundo a Polícia Militar de Santos, que faz buscas em toda a região para tentar recapturar os jovens, parte deles fugiu por uma mata e outra parte furtou barcos de pescadores para utilizar na fuga. Até o final da tarde, segundo a PM, ninguém havia sido recapturado.

Em nota à Folha, a Fundação Casa informou que sua Corregedoria-Geral "já instaurou sindicância para apurar as fugas e tem o prazo de até 90 dias para concluir os trabalhos".

Ainda segundo a instituição, uma CAD (Comissão de Avaliação Disciplinar) irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas aos jovens que forem reencontrados.

Desde agosto, o número de fugas em unidades da Fundação Casa têm aumentado. Em oito ocorrências em todo o Estado, 212 jovens escaparam. Desses, 58 foram recapturados.

"Atualmente, a Fundação Casa tem 150 centros socioeducativos no Estado e, de acordo com o boletim estatístico de 25 de setembro, 10.074 adolescentes são atendidos pela instituição", afirmou o órgão.

REBELIÕES

Ao menos duas rebeliões foram registradas na mesma semana neste mês de outubro em unidades da fundação. Na noite da última quinta-feira (8), 53 internos de um dos módulos da unidade Pirituba, na zona norte de São Paulo, mantiveram quatro servidores reféns durante uma rebelião.

Durante a rebelião, os adolescentes incendiaram colchões e madeiras. Os bombeiros foram acionados para apagar o fogo. Após quatro horas de negociações, os internos liberaram os reféns sem ferimentos na madrugada de sexta (9). Não houve funcionários nem jovens feridos.

Segundo a Fundação Casa, os 30 adolescentes do módulo 2 não participaram da rebelião. A unidade Pirituba atendia 83 internos e operava dentro da capacidade, segundo a instituição.

Outros 39 adolescentes fugiram da unidade da Fundação Casa, em Lorena (a 198 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, no dia 4.

Segundo a Polícia Militar, houve uma rebelião antes da fuga dos internos. Os bombeiros também foram acionados para combater um incêndio no local, de acordo com a polícia. Não houve feridos.

A circunstâncias da fuga e a rebelião não foram informadas pela instituição. A unidade de Lorena atendia 64 adolescentes e operava dentro da capacidade, segundo a Fundação Casa.


Endereço da página: