Folha de S. Paulo


Superlotação faz abrigos pararem de receber animais silvestres em SP

Veja vídeo

No alto de um morro em São Sebastião, no litoral norte paulista, um trecho de floresta em um sítio reúne sobreviventes do bicho-homem.

A lobo-guará Lupa, 2, cambaleia por causa das cinco fraturas sofridas quando era filhote. A onça-parda Neo, 7, teve a pata lesionada. Ambos foram atropelados.

A tamanduá-bandeira Narizinho, 1, escapou de um incêndio, e murucututus (tipo de coruja) dão voos curtos porque tiveram parte das asas amputadas por pipas.

O refúgio em São Sebastião é um dos 13 Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de São Paulo, que funcionam como um misto de pronto-socorro e abrigo para pássaros, mamíferos e demais bichos da fauna silvestre até que eles possam ser soltos ou levados a um local apropriado.

Mas, sem espaço nem verba (alguns são mantidos por ONGs), muitos já não recebem animais apreendidos em cativeiros ilegais ou feridos.

A situação é pior no sul, no norte e no oeste do Estado, onde não há Cetas.

A Polícia Militar Ambiental, uma das principais responsáveis por recolher os animais, diz que às vezes demora a encontrar um lugar.

Um dos mais críticos é o Cetas de São Sebastião, da ONG Fundação Animalia, única referência no litoral norte.

Além dos bichos feridos, a maioria veio de apreensões. Scilla e Caribdi, 8, Alfa e Dente, 13, são filhotes de uma onça-parda morta a tiros, criados ilegalmente em sítios.

A macaco-prego Geisy, 10, não caminha mais que meio metro para cada lado –provavelmente era o comprimento da corrente à qual passou a maior parte da vida presa.

O centro não recebe novos bichos desde outubro de 2014, após o fim de repasses de um convênio com a Petrobras –contrapartida ambiental por uma obra. Sem os R$ 50 mil mensais, a unidade, que já chegou a ter 600 animais, hoje tem 80 e vive de doações.

"Só ficou a onça manca, a jaguatirica cega, aqueles coitados que não temos para onde mandar", disse o biólogo André Rossi, 58, da Animalia.

EFEITO CASCATA

A maior parte dos animais foi levada para o Cetas em Lorena, único do Estado mantido pelo Ibama (órgão federal), que também ficou sobrecarregado. A unidade abriga hoje 4.000 bichos, o dobro do ano passado. Socorreu ainda o Rio de Janeiro, já que o Cetas de Seropédica fechou em janeiro –o Ibama diz que não abrirá outro no Rio.

Na capital, o Cetas do Parque Tietê teve de rejeitar novos animais após receber centenas de pássaros de uma só vez, recolhidos pela polícia.

A maioria dos centros só recebe bichos pequenos e alguns têm restrições. Os do Ibirapuera e Parque Anhanguera só recolhem bichos da fauna da capital, por exemplo.

FALTAM CENTROS

O Ibama e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, órgãos federal e estadual responsáveis pelo cuidado da fauna silvestre, reconhecem que faltam centros de triagem para abrigar animais, principalmente de grande porte.

Segundo o governo estadual, como muitos bichos chegam domesticados e tiveram alimentação inadequada ao longo da vida, caso de araras e papagaios, a reabilitação e uma possível soltura podem ficar comprometidas.

Outro empecilho é que não há áreas de soltura suficientes. Animais capturados no Nordeste, por exemplo, não podem ser liberados em São Paulo, e a repatriação depende de transporte e de centros de triagem para recebê-los.

Quando o animal não pode voltar para a natureza, depende de cativeiros como os dos Cetas. Até os zoológicos estão lotados.

Em nota, a secretaria diz que pretende ampliar o número de centros de triagem, "mas esbarramos na dificuldade que é o custo de manutenção". Um Cetas consome até R$ 2 milhões ao ano.

No país todo, há 24 Cetas do Ibama. Em nota, o órgão admite que o ideal seria que esse número fosse maior, considerando-se o tamanho do Brasil.

Afirma, porém, que a gestão cabe aos governos estaduais, que devem buscar implantar novas unidades.

O Ibama afirma que, "tecnicamente, há interesse na construção de Cetas" mantidos pelo órgão em locais mais carentes, mas que "a decisão é da presidência do [Ibama]".

O órgão federal diz que seus recursos são suficientes apenas para manter suas unidades e que não pode passar recursos para ONGs que desejem manter Cetas.


Endereço da página:

Links no texto: