Folha de S. Paulo


Beltrame vira réu em processo de compra de carros para a PM

O juiz Marcelo Martins da Silva, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Rio aceitou denúncia contra o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame por improbidade administrativa.

Beltrame é apontado como responsável –junto com mais quatro réus– de adquirir veículos superfaturados para a frota da Polícia Militar. A informação foi publicada na tarde desta sexta (9) pelo site da revista "Veja". Beltrame negou as acusações, em nota.

A ação civil da Promotoria do Rio apura irregularidades na contratação da empresa Julio Simões pelo governo do Rio, através da secretaria de Segurança. A empresa forneceu veículos para a frota da PM e ainda cuidava da manutenção dos carros.

O pedido do Ministério Público ainda pedia a indisponibilidade de bens do secretário e dos outros réus, mas a medida não foi aceita pelo juiz.

"Carros de polícia são mais do que um simples carro. Além de carregar equipamentos específicos, estes carros têm uma função primordial que é muitas vezes esquecida pelo senso comum. Carro de polícia é também equipamento de segurança para o policial. Numa situação de confronto, de perseguição, de abordagem é a vida do profissional que está em jogo e o uso do carro faz parte do contexto do risco. O Estado brasileiro, e principalmente o Rio de Janeiro, sempre tratou a questão da segurança do trabalho do policial com desleixo, como se fosse o menos importante. Se quisermos profissionalismo e correção na polícia, o carro –e todo o resto– tem de estar funcionando nas condições adequadas ao exercício da profissão", explicou o secretário Beltrame, em nota.

Atualmente, parte dos carros adquiridos estão abandonados em um terreno ao lado do Centro de Formação de Praças da PM, na zona oeste da cidade.


Endereço da página: