Folha de S. Paulo


Haddad receberá representantes do Uber e diz que regulação sairá até 5ª

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira (5) que vai se encontrar com representantes do Uber nos próximos dias para discutir o projeto de lei, já aprovado pela Câmara, que proíbe o serviço na cidade.

O encontro, que não teve a data informada, acontece após a empresa responsável pelo aplicativo fazer uma campanha para pressionar Haddad a vetar o projeto. Mensagens publicadas em jornais dizia que "não seria por falta de coragem" que o prefeito proibiria o serviço do aplicativo.

Segundo Haddad, os estudos jurídicos e técnicos já foram concluídos, e a regulamentação do aplicativo deve sair entre quarta (7) e quinta-feira (8).

"Nosso ponto de vista está firmado, mas não quero antecipar antes de conversar com essas pessoas que estão de boa-fé querendo uma discussão conosco", disse o prefeito.

"Não podemos dispensar uma tecnologia disponível que é do agrado do usuário em função de preconceitos. Mas temos que reconhecer que sem regulação esse serviço vai degradar e não auxiliar a cidade", completou.

Essa não é a primeira vez que Haddad manifesta a intenção de regulamentar o Uber. Em Paris, ele havia defendido a busca de um caminho intermediário para evitar conflitos com os cerca de 30 mil táxis que circulam na cidade.

Entenda o Uber

MULTAS

Haddad também comentou nesta segunda os problemas enfrentado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Como a Folha mostrou, o número de câmeras em operação caiu para 40% do total, e o total de funcionários nas ruas caiu de 1.736, em junho de 2013, para 1.562, no mesmo mês deste ano.

"Temos licitações paradas no Tribunal de Contas e estamos fazendo todo o esforço e apelo para que sejam liberadas. As mudanças no edital não são significativas e, na minha opinião, não exigiriam um ano de análise, mas tenho que respeitar o tribunal, é o tempo dele", disse o prefeito.

Os problemas ocorrem em um momento de aperto na fiscalização, em que a prefeitura aumenta a quantidade de multas aplicadas e, consequentemente, bate recordes de arrecadação nesse campo.

Até agosto entraram nos cofres municipais R$ 612 milhões pelo pagamento de autuações, um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano passado e o maior valor em dez anos.

Em nota, o TCM (Tribunal de Contas do Município) afirma que já analisou o edital da CET para a compra de novas câmeras sete vezes, e mesmo após as manifestações da companhia, uma auditoria concluiu que ainda havia irregularidades técnicas na concorrência.

O último esclarecimento foi enviado pela CET no dia 22 de setembro e ainda está sendo analisado pelo tribunal.

Trânsito cego - Índice de câmeras da CET que estão quebradas é o maior desde 2011. Em %

REPERCUSSÃO

O jornal americano "The New York Times" desta segunda-feira abordou a política de mobilidade promovida por Haddad e diz que o prefeito da capital paulista está desafiando a supremacia dos automóveis.

É citada a construção de ciclovias e corredores para ônibus, a expansão das calçadas, redução dos limites de velocidade, limite ao estacionamento público e ainda o ocasional fechamento de vias inteiras para carros, como já ocorreu com a avenida Paulista.

O jornal aponta ainda que as mudanças têm gerado grandes debates, com críticas devido à amplitude e a forma apressada com que acontecem, e elogios de pessoas que as julgam necessárias contra gerações de políticas que levaram a congestionamentos recordes.

"Apesar da resistência, as políticas de Haddad contam com um apoio relativamente alto", aponta, citando 55% da população favorável às ciclovias e 64% favoráveis ao fechamento de avenidas para os carros aos domingos, segundo o Ibope.


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