Folha de S. Paulo


Após incêndio, restaurante no topo do edifício Itália é interditado para visitas

Tuca Vieira-16.jan.12/Folhapress
Vista do edifício Itália, na República, região central de São Paulo
Vista do edifício Itália, na República, região central de São Paulo; restaurante no topo ficará interditado

Um incêndio na manhã deste sábado (3) causou a interdição, pelos próximos dias, do acesso ao mirante e ao restaurante no último andar do edifício Itália, na República, região central de São Paulo.

O fogo, segundo o Corpo de Bombeiros, ocorreu por volta das 7h30, em uma panela do restaurante e provocou grande fumaça. Ninguém se feriu.

A administração do prédio deu outra versão, de que o incêndio ocorreu durante a limpeza do salão e queimou móveis e carpetes. A interdição ocorrerá pelo menos até quinta-feira (8).

O restaurante ocupa o 41º andar e o 42º andares. O local, assim como o mirante, é concorrido por permitir a vista aérea do centro de São Paulo. As reservas para o restaurante neste final de semana serão reagendadas.

As visitas ao topo do edifício Itália são gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h. Nos demais horários, a subida só é autorizada para clientes do restaurante.

Inaugurado em 1965, o edifício Itália é um dos mais altos da capital paulista, com 165 metros de altura.

EDIFÍCIO

O nome oficial do edifício Itália é Circolo Italiano. O prédio é um dos maiores da capital paulista e do país: tem altura de 165 metros, sendo 151 metros a partir do nível da rua.

A construtora Otto Meinberg deu início ao planejamento da obra por volta de 1953. O projeto é de autoria do arquiteto Franz Heep.

Inaugurado em 1965, o edifício é um dos marcos da arquitetura da cidade e foi protegido por órgãos de preservação do patrimônio histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada.


Endereço da página: