Folha de S. Paulo


Em Paris, Fernando Haddad fala em regulamentar Uber em São Paulo

O prefeito Fernando Haddad (PT) pretende regulamentar o Uber —aplicativo que conecta motoristas particulares a passageiros– nas próximas semanas.

De acordo com interlocutores do prefeito, serão definidas regras para que não haja conflito de interesse entre os motoristas e os cerca de 30 mil táxis que circulam na cidade.

O prefeito adiantou o assunto em Paris nesta quinta-feira (24), conforme noticiou o jornal "O Estado de S. Paulo", durante uma aula que deu a alunos do Instituto de Estudos Políticos (SciencesPo).

"Neste momento, a lei está em análise e temos dez dias para anunciar as medidas que achamos cabíveis em relação ao Uber e a outros aplicativos", disse Haddad à plateia.

Sem detalhar como seria a regulamentação, Haddad disse que deve-se buscar um caminho intermediário para evitar conflitos –taxistas fizeram vários protestos até que a Câmara aprovasse um projeto que veta aplicativos como o Uber. É este projeto que está nas mãos do prefeito. Embora o texto aprovado vete os aplicativos, uma emenda que prevê estudos para a regulamentação deles também foi aprovado.

"Temos que buscar um caminho que não afaste a moderna tecnologia e associar a cidade ao seu funcionamento, mas que, de outro lado, não se esqueça que, sem a vigilância do estado, sem cuidado e monitoramento, podemos, ao contrário de modernizar a sociedade, estar infringindo do ponto de vista regulatório", afirmou Haddad.


Endereço da página:

Links no texto: