Folha de S. Paulo


Imagens mostram PM empurrando suspeito do telhado de casa em SP

Veja vídeo

Imagens feitas com um celular mostram o momento em que um policial militar empurra um suspeito em fuga do telhado de uma casa, no Butantã, zona oeste de São Paulo. As imagens foram gravadas no último dia 7 de setembro e mostradas na noite deste sábado (12) pela TV Globo.

A gravação mostra que Fernando da Silva foi rendido por um policial no telhado de uma casa. Após levantar as mãos, ele foi dominado e empurrado pelo policial nos fundos do imóvel.

As imagens não mostram quem está no quintal da casa nem o que acontece com Silva. No entanto, enquanto o policial desce do telhado é possível ouvir o barulho de ao menos dois tiros.

O policial Fábio Gambale da Silva relatou no boletim de ocorrência uma versão totalmente diferente do que as imagens mostram. Ele falou que entrou na casa, acompanhado de outro PM, após uma moradora avisar que um homem estava no local.

Gambale falou que eles foram surpreendidos pelo homem que pulou no quintal vindo de uma casa vizinha. Os policiais também disseram ao delegado que atiraram no suspeito porque ele reagiu à prisão.

A mesma versão foi contada por outros militares que prenderam o comparsa dele, Paulo Henrique Porto, que estava escondido atrás de lixeiras. Silva e Porto fugiam da polícia depois de tentar roubar uma moto.

Câmeras de segurança, de um vídeo anterior a este, registraram quando Porto, que estava desarmado, se entregou aos policiais. Ele sentou no chão, ergueu os braços, foi imobilizado por um policial e algemado.

Os policiais retiraram as algemas do homem e o levaram ao muro. O que as imagens não mostram é a execução de Porto.

Depois dos tiros, um policial sem nada nas mãos foi até o carro da PM. Em seguida, esse mesmo PM apareceu com uma arma e voltou para onde estava o suspeito.

Pelas imagens é possível ver o policial com a arma se agachando próximo ao rapaz. Em entrevista ao telejornal, o promotor Rogério Zagallo disse que o militar se agachou para colocar a arma na mão do suspeito.

"A imagem mostra que ele se rendeu, estava desarmado, isso é a forma dele tentar legitimar esta execução", falou o promotor.

Os cinco policiais militares foram presos na sexta (11) suspeitos da morte de Porto. A Secretaria de Segurança Pública disse à reportagem da TV Globo que o DHPP ( Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) está investigando os policiais e que vai analisar o vídeo para ver se pode ajudar no caso.


Endereço da página:

Links no texto: