Folha de S. Paulo


PMs são presos sob suspeita de forjar mortes em tiroteio em São Paulo

Veja vídeo

Cinco policiais militares do 23º Batalhão da PM foram presos nesta sexta (11) sob suspeita de assassinar duas pessoas e de forjar as cenas do crime, que aconteceu na última segunda (7), no Butantã (na zona oeste de SP).

A prisão preventiva foi decretada pela Justiça com base em um vídeo que mostra a abordagem policial a um suspeito de assalto.

Nas imagens, é possível ver um dos suspeitos rendidos, cercado e algemado pela PM. Minutos depois, o homem é solto e levado pelos policiais para um ponto atrás de um muro, onde é baleado.

No mesmo momento, o vídeo mostra um policial correndo até o carro da PM e, segundo a hipótese dos investigadores, pegando uma arma que teria sido colocada na mão do suspeito.

Segundo a decisão, as imagens contradizem a versão dada pelos policiais de que houve um tiroteio. "Há sérios indícios de que os fatos teriam sido totalmente alterados por policiais militares", diz o juiz Fernando Oliveira Camargo, 5ª Vara do Júri.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que a Corregedoria da PM pediu a prisão dos PMs Flávio Lapiana de Lima, Fábio Gambele da Silva, Tyson Oliveira Bastiane e Silvano Cayton dos Reis. O quinto policial preso não teve o nome divulgado. Os advogados deles não foram encontrados pela reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: