Folha de S. Paulo


Vendaval arranca telhado e árvores no interior de SP; assista vídeo

Veja vídeo

Um temporal destelhou casas e derrubou muros e árvores em Panorama, cidade no oeste paulista, no fim da tarde desta quinta-feira (10). A prefeitura deve decretar estado de emergência. Não houve feridos, mas 200 famílias estão desalojadas.

Um morador registrou em vídeo o momento em que as telhas da varanda da casa dele se desprendem do teto com a chegada do vendaval. Em seguida, ele mostra o quintal com muros derrubados. Dez coqueiros e palmeiras também foram ao chão.

"Vento forte assim eu só tinha visto em filme", contou Fernando Montanholi Ribeiro, 24, que filmou a cena de seu celular dentro de casa, no bairro Nosso Teto. "O que a gente constrói em uma vida vai embora em segundos. Por sorte ninguém se machucou,"

Duas casas vizinhas à dele ficaram completamente destruídas. A Prefeitura de Panorama calcula que cerca de 500 casas foram danificadas com o temporal.

Integrantes da Defesa Civil Estadual se deslocaram da capital até a cidade para avaliar os danos.

Segundo o físico e climatologista Vagner Camarini Alves, do Laboratório de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), as imagens de satélite e a extensão dos danos permitem projetar que a rajada de vento atingiu uma velocidade de 120 km/h.

Pela intensidade do vendaval, o climatologista comparou o evento a um princípio de tornado, já que o vento e as nuvens começaram a girar em sentido ciclônico, mas sem chegar a formar o funil típico de um tornado.

CAPITAL PAULISTA

Na cidade de São Paulo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) registrou 28,8 milímetros de precipitação média. As chuvas deixaram pelo menos 25 pontos de alagamento na capital paulista, ao longo do dia. Oito pontos de alagamento ainda eram registrados até às 21h40.

Ao longo da tarde, todos os pontos da cidade entraram em estado de atenção e no início da noite a subprefeitura de Perus entrou em estado de alerta. Às 20h20, o CGE comunicou o fim dos estados de alerta e atenção.

PARANÁ

No oeste do Paraná, 32 municípios foram afetados por um forte temporal entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada de terça (8).

Segundo a Defesa Civil Estadual, 94 mil pessoas foram prejudicadas pelo mau tempo e cerca de 37 mil casas tiveram danos.

Foz do Iguaçu foi um dos municípios mais atingidos. Dez pessoas ficaram feridas e 29 mil imóveis foram danificados.


Endereço da página:

Links no texto: