Folha de S. Paulo


Marcelo Min (1969-2015)

Mortes: Fotógrafo em busca de tamanduás

Os dois jornalistas descansavam nas proximidades da cachoeira Casca d'Anta, na pequena São Roque de Minas (MG), local da nascente histórica do rio São Francisco.

Era 2001, e a dupla acabara de iniciar uma viagem de um mês para reportagem desta Folha que retratou os personagens por trás do rio descoberto por Américo Vespúcio 500 anos antes.

De repente, o fotógrafo Marcelo Min percebeu a aproximação de um tamanduá com seu filhote no colo. Geralmente arredio, o animal chegou perto de Marcelo e seu colega, o repórter Fabio Murakawa. O episódio chamou a atenção do fotógrafo, lembra Fabio. A partir de então, a cada cidade pela qual passavam, um golpe de sorte os colocava frente a frente com boas histórias no momento certo. "Esse é o nosso tamanduá daqui", dizia o fotógrafo.

Foi assim quando encontraram um caminhão em Manga (MG) que despejou 50 boias-frias na frente da dupla. Ou quando cruzaram o caminho de três sertanejos que não comiam há três dias.

Colegas lembram da paciência que tinha de esperar a foto acontecer. Adorava clicar o centro de São Paulo, cidade onde nasceu e morou até o fim. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, foi colaborador da Folha nos anos 2000. Atualmente, fotografava para revistas da editora Globo. Com a mulher, Luciana, escreveu o livro "Parto com Amor" –era um defensor do parto humanizado.

Tardiamente, aprendeu a andar de patins, e dizia que eles "salvaram sua vida".

Morreu no dia 27, aos 47 anos, após sofrer um aneurisma cerebral. Deixa a mulher, dois filhos, a mãe e a irmã.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA-FEIRA

Claudiney Malizia - Aos 75, casado com Maria Rosete. Deixa os filhos Eliana, Leonardo, Patricia, Rogério e Claudio, netos e sobrinhos. Cemitério de Vila Nova Cachoeirinha.

Flávio Monteiro de Barros Maciel - Aos 61, casado com Maria Elisa. Deixa os filhos Guilherme e Pedro, e a mãe Lucia. Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, SP.

Nanci Pereira Castilho - Aos 82, casada. Deixa o marido, filhos e netos. Cemitério da Paz, Morumbi.

Wanya Guerreiro - Aos 54. Deixa a mãe, Sueida Barros Emgydio, e a irmã, Sueida Maria. Em Milão.

*

7º DIA

Ascania Tomassian Sanghikian (Askanouch) - Amanhã (3/9), às 18h20, na igreja Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665, Jd. Paulista.

Edith Brunialti - Hoje (2/9), às 20h, na igreja Santa Joana D'Arc, r. Gaurama, 192, Jd. Franca.

José Carlos de Almeida - Amanhã (3/9), às 19h30, na igreja Santo Agostinho, pça Santo Agostinho, 37, Liberdade.

Maria Magdalena Barrichello - Hoje (2/9), às 19h30, na igreja Imaculada Conceição, av. Brig. Luis Antônio, 2.071, Bela Vista.

*

1º ANO

Maria da Penha Jorge Ribeiro (Nezinha) - Hoje (2/9), às 18h, na igreja Nossa Senhora Mãe da Igreja, Alameda Franca, 889, Jd. Paulista.

Nívia Gomes Basile - Amanhã (3/9), às 18h30, na capela do Colégio Santa Cruz, na av. Arruda Botelho, 255, Alto de Pinheiros.


Endereço da página: