Folha de S. Paulo


Mais 3 vias da zona oeste de SP terão limite de 50 km/h a partir de quinta

A CET (Companhia Engenharia de Tráfego) vai reduzir de 60 km/h para 50 km/h o limite de velocidade de três vias da zona oeste de São Paulo a partir da próxima quinta-feira (27). A mudança vai afetar as avenidas Pedroso de Morais, Professor Fonseca Rodrigues e Doutor Gastão Vidigal.

Essa será a segunda mudança promovida pela prefeitura na semana. Neste segunda (24), a redução de velocidade começou a valer nas avenidas Guarapiranga, Senador Teotônio Vilela, e na Estrada do M'Boi Mirim (zona sul), na avenida Arnolfo Azevedo e rua Almirante Pereira Guimarães (zona oeste).

Segundo a prefeitura, a medida faz parte do Programa de Proteção à Vida, que, entre outras medidas, pretende padronizar, até dezembro, o limite de velocidade em 50 km/h em todas as vias arteriais –aquelas que ligam diferentes regiões da cidade, têm semáforos e fluxo intenso de veículos.

A gestão Fernando Haddad (PT) tem divulgado semanalmente um novo cronograma de vias que terão a velocidade alterada. A ideia é que os motoristas fiquem sabendo previamente das mudanças, como já ocorria com a ampliação dos corredores de ônibus. Além da sinalização nova, os relógios de rua também informarão as futuras alterações.

"É muito importante esse gesto de São Paulo, que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. Estamos liderando um processo importante para salvar vidas, melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, com mais fluidez e, obviamente, com menos letalidade. Vamos salvar pessoas", afirmou o prefeito.

MORTES

Uma das justificativas que a administração municipal usa para reduzir a velocidade máxima em avenidas e ruas é evitar mortes no trânsito.

Em São Paulo, os acidentes de trânsito estão ficando mais graves, segundo dados da CET incluídos em um novo relatório sobre a segurança no trânsito.

Em 2014, enquanto o número de acidentes caiu 8% em relação ao ano anterior, o número de mortes foi na direção oposta e subiu 8%. Ou seja, mesmo com menos acidentes, mais pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas da capital.

Clique no infográfico: Letalidade no trânsito

Infográfico: veja todos os tipos de infração previstas no CTB


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