Folha de S. Paulo


CPTM vai liberar entrada de bicicletas nos trens todos os dias da semana

Christian von Ameln - 23.ago.2012/Folhapress
Movimento em frente à estação Jardim Helena; bicicletas serão liberadas em dia de semana
Movimento em frente à estação Jardim Helena; bicicletas serão liberadas em dia de semana

Os usuários poderão levar suas bicicletas dentro dos trens da CPTM todos os dias da semana a partir desta quarta-feira (19), data em que se comemora o Dia do Ciclista. Elas já são permitidas desde 2007, mas apenas aos finais de semana e feridos.

Agora, as bicicletas serão permitidas após as 20h30 de segunda a sexta, após as 14h aos sábados e durante todo o dia nos feriados. Continuará valendo o limite de quatro bicicletas por viagem, sendo sempre levadas no último carro de cada trem.

Segundo a companhia, o número de bicicletas levadas nos trens da CPTM quase quadruplicou entre os anos de 2007 e 2014, saltando de 15.090 para 57.828. Apenas no primeiro semestre deste ano, o número chegou a 31.663.

A campeã em embarques de ciclistas é a linha 9-esmeralda, com 126.340 registros desde a liberação. A maioria atraídos pela ciclovia rio Pinheiros, que fica ao lado da linha.

As linhas da CPTM possuem também 28 bicicletários, sendo 25 delas administradas pela companhia. Todas são gratuitas, exceto a unidade de Mauá, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e diária de R$ 2 de eventuais usuários.

Infográfico Bicicletários da CPTM


Endereço da página: