Folha de S. Paulo


Série de ataques deixa ao menos 18 mortos e 6 feridos na Grande SP

Avener Prado/Folhapress
Peritos da Polícia Civil isolam local onde homem foi morto a tiros em Osasco (Grande SP); onda de ataques deixou outras sete vítimas na cidade
Peritos da Polícia Civil isolam local onde homem foi morto a tiros em Osasco (Grande SP)

A noite mais violenta do ano na Grande São Paulo deixou ao menos 18 pessoas mortas e seis feridas nas cidades de Osasco e Barueri, em um intervalo de aproximadamente três horas. Os crimes ocorreram na noite desta quinta-feira (13), dentro de um raio de 10 km.

O número de mortos e feridos foi confirmado no final da tarde pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Inicialmente, a PM havia informado um total de 20 mortes, sendo corrigida pelo secretário em seguida. Posteriormente, também foi descartada relação entre uma morte de Itapevi com os demais crimes.

Segundo o secretário, foram 15 mortos em Osasco e três em Barueri. "Não descartamos nenhuma hipótese", disse o secretário, que indicou que uma das linhas de investigação é a participação de policiais, após recentes mortes de um PM e de um guarda civil metropolitano na região dos assassinatos.

Cápsulas de três diferentes calibres de armas foram encontradas próximo aos corpos das vítimas: 9 mm (de uso das Forças Armadas) e 38 e 380, de uso de guardas civis metropolitanos.

"É um fato grave e será investigado de forma diferenciada", disse o secretário.

Nos casos desta quinta-feira, as ações foram semelhantes. Homens encapuzados estacionaram um carro, desembarcaram e dispararam vários tiros contra as vítimas. Em alguns locais dos crimes, testemunhas disseram que os assassinos perguntaram por antecedentes criminais, o que definia vida ou morte das pessoas.

Em Osasco, no bairro Munhoz Junior, uma chacina deixou oito mortos em um bar, por volta das 20h30. Cinco horas depois, quando a reportagem da Folha passou pelo local, vários moradores ainda olhavam assustados a cena do crime.

Um homem que não quis se identificar disse que uma das vítimas trabalhava como auxiliar de indústria e costumava parar no bar para tomar um conhaque antes de ir para casa. Outra moradora falou que um dos baleados morreu sentado na cadeira, do lado de fora do estabelecimento.

'NUNCA VI'

No local, espantando diante da cena, um dos peritos da Polícia Civil disse: "Nunca vi uma noite com tantos mortos em São Paulo". Várias equipes trabalharam durante toda a madrugada na investigação.

Ainda em Osasco, mas desta vez no Jardim Elvira, um jovem foi morto em frente a uma sorveteria. Três parentes gritavam e se abraçavam de desespero próximos ao corpo da vítima.

TRAGÉDIA REPETIDA

Mais à frente, a pouco mais de 5 km, o técnico de celulares Jorge Ferreira, 31, chorava baixinho a morte do único irmão. Davidson Lopes Ferreira, 26, fora encontrado morto com mais de dez tiros, na Vila Menck.

Segundo Ferreira, um amigo que acompanhava Davidson disse que conversava com uma pessoa quando ouviu o barulho de tiros. Em seguida, viu o amigo baleado e os assassinos fugindo em uma moto.

Ferreira lembra com tristeza que esta é a segunda vez que um parente é assassinado. "Quando eu tinha 13 anos meu pai também foi morto. Aí eu passei a cuidar do meu irmão. A gente morava no mesmo quintal."

"Fico triste porque o meu irmão morreu e alegre porque ele não fazia mal a ninguém", disse, chorando.

Outros ataques em pontos diferentes da mesma cidade deixaram mais cinco mortos e sete feridos.

TOUCAS NINJAS

Na vizinha Barueri, duas pessoas foram mortas a tiros em um bar, no Parque dos Camargos. O dono do bar disse que cerca de dez pessoas estavam no local, quando quatro homens, com toucas ninjas, desembarcaram de um carro.

Os assassinos perguntaram quem tinha passagem pela polícia e atiraram em duas pessoas. O restante dos clientes fugiu do local. O bar possui câmeras de segurança, e as imagens foram entregues à Polícia Civil.

Ainda em Barueri, outro homem foi assassinado na Vila Engenho Novo. Testemunhas disseram à Guarda Civil Municipal que ocupantes de um carro preto dispararam vários tiros contra a vítima.

Segundo a GCM, após a vítima cair no chão, os assassinos desembarcaram do carro e foram se certificar se ele estava morto.

Tanto em Barueri como em Osasco, os feridos foram levados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a diferentes hospitais. Os mortos serão levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Osasco. A Polícia Civil não confirma se os casos têm ligação.

MORTE EM ITAPEVI

O IML (Instituto Médico Legal) de Osasco não reconheceu como sendo da chacina o corpo de um homem morto em circunstâncias semelhantes à dos outros crimes na região. O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, também descartou que o crime tivesse relação com a chacina.

O ajudante geral Sandro Afonso, 34, levou quatro tiros, três no peito e um na cabeça, na noite de quinta-feira (13) em Itapevi, cidade próxima à Osasco e Barueri, onde houve as demais mortes. Mas não entrou na lista das mortes na chacina, segundo o IML.

"Foi parecido com os outros crimes. Por que não considerar?", disse um amigo do pai, que não quis se identificar.

O pai, Hélio Afonso, 68, soube as 7h desta sexta que o filho havia sido morto. Ele era usuário de drogas e havia sido preso por tráfico –e solto há cerca de um ano. O corpo estava em um ponto conhecido por tráfico na periferia de Itapevi. "Ontem ele estava bem, em casa. Não sei como isso aconteceu", disse Hélio. O rapaz é filho único e morava com o pai.


Endereço da página:

Links no texto: