Folha de S. Paulo


Pacaembu, Angélica e mais três vias de São Paulo terão limite de 50 km/h

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai reduzir a velocidade máxima em cinco importantes vias das zonas oeste, norte e central de São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (17).

A mudança vai acontecer nas avenidas Pacaembu, Angélica, Doutor Abraão Ribeiro e Nadir Dias de Figueiredo, além da rua Major Natanael, com redução dos atuais 60 km/h para 50 km/h.

Segundo a prefeitura, faixas já começaram a ser instaladas nesta quinta-feira (13) para orientar motoristas sobre a mudança.

Na Angélica, o limite de 50 km/h valerá entre a avenida Paulista e a rua Baronesa de Itu. Já entre a Baronesa de Itú e a rua Barra Funda, o limite será de 40 km/h por conta de escolas e do grande movimento próximo à estação Marechal Deodoro do metrô.

Na Nadir Dias de Figueiredo, a regulamentação de 50 km/h acontecerá entre a rua Curuçá e a avenida Guilherme Cotching, totalizando 1,6 km.

Já na Doutor Abraão Ribeiro, Pacaembu e Major Natanael, a velocidade máxima de 50 km/h valerá em toda a extensão, em ambos os sentidos.

Haddad afirmou, nesta quinta (13), que será divulgado semanalmente um novo cronograma de vias que terão a velocidade alterada. A ideia é que os motoristas fiquem sabendo previamente das mudanças, como já ocorria com a ampliação dos corredores de ônibus. Além da sinalização nova, os relógios de rua também informarão as futuras alterações.

"É muito importante esse gesto de São Paulo, que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. Estamos liderando um processo importante para salvar vidas, melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, com mais fluidez e, obviamente, com menos letalidade. Vamos salvar pessoas", afirmou o prefeito.

A redução de velocidade, porém, já trouxe transtornos para a prefeitura. Esta semana, a administração do prefeito Fernando Haddad (PT) cancelou multas de motoristas que passaram acima do novo limite de velocidade por errar na sinalização na rua Sena Madureira (zona sul) e na avenida Brás Leme (zona norte), que também tiveram alterada a velocidade permitida para 50 km/h.

MORTES NO TRÂNSITO

Uma das justificativas que a administração do prefeito Fernando Haddad (PT) usa para reduzir a velocidade máxima em avenidas e ruas é evitar mortes no trânsito.

Clique no infográfico: Letalidade no trânsito

Em São Paulo, os acidentes de trânsito estão ficando mais graves, segundo dados da CET incluídos em um novo relatório sobre a segurança no trânsito.

Em 2014, enquanto o número de acidentes caiu 8% em relação ao ano anterior, o número de mortes foi na direção oposta e subiu 8%. Ou seja, mesmo com menos acidentes, mais pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas da capital.

Infográfico: veja todos os tipos de infração previstas no CTB


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