Folha de S. Paulo


Veja guia para defender ou criticar os limites de velocidade nas marginais

Newton Menezes/Futura Press/Folhapress
Trânsito intenso de veículos na marginal Tietê, sentido Castelo Branco, próximo a ponte das Bandeiras
Trânsito intenso de veículos na marginal Tietê, sentido Castelo Branco, próximo a ponte das Bandeiras

Desde 20 de julho, quem trafega pelas marginais Tietê e Pinheiros precisa obedecer a novos limites de velocidade estabelecidos pela Prefeitura de SP.

Mas, passados 24 dias, as reduções de limites máximos de velocidade continuam suscitando debates acalorados nas redes sociais e na imprensa.

A Folha listou alguns motivos para apoiar e rechaçar os novos limites de velocidades. Uma espécie de guia sobre o tema.

Eles vão embasar quem tem uma posição definida sobre a nova situação das marginais e quer justificativas para defendê-la (em um debate na web ou na mesa de bar). Por outro lado, também serão úteis para quem não tomou partido sobre a questão e quer apenas conhecer o que pensam as duas (quase) torcidas do trânsito paulistano.

Clique no infográfico: Redução de velocidade nas marginais

MUDANÇAS

Nas pistas expressas de ambas as vias, os limites passaram de 90 km/h para 70 km/h, no caso de veículos leves, e de 70 km/h para 60 km/h, no caso de veículos pesados.

Nas pistas locais, a velocidade máxima caiu de 70 km/h para 50 km/h, limite válido para todos os tipos de veículos. Já na pista central da marginal Tietê, os motoristas que antes podiam trafegar a até 70 km/h têm de reduzir para 60 km/h.

Uma das justificativas que a administração do prefeito Fernando Haddad (PT) usa para reduzir a velocidade máxima em avenidas e ruas é evitar mortes no trânsito. Em São Paulo, os acidentes de trânsito estão ficando mais graves, segundo dados da CET incluídos em um novo relatório sobre a segurança no trânsito.

Em 2014, enquanto o número de acidentes caiu 8% em relação ao ano anterior, o número de mortes foi na direção oposta e subiu 8%. Ou seja, mesmo com menos acidentes, mais pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas da capital.

Clique no infográfico: Letalidade no trânsito

REPERCUSSÕES

De lá para cá, na Folha, a seção "Painel do Leitor" publicou dezenas de posicionamentos de leitores, contrários ou favoráveis às mudanças nas vias.

O editorial "Apenas quatro minutos", publicado no dia 22 de julho, também apontou argumentos favoráveis e contrários à forma como a gestão municipal conduziu o processo de estabelecimento dos novos limites.

O tema que virou quase um Corinthians x Palmeiras já foi debatido por colunistas como Claudio Bernardes e Raquel Rolnik ou blogs como "A Bicicleta na Cidade".

Reportagens sobre motoristas freando próximo de radares ou medidas semelhantes tomadas em Londres deram mais argumentos aos dois grupos.


Endereço da página:

Links no texto: