Folha de S. Paulo


Haroldo Medeiros (1928-2015)

Mortes: Histórico personagem do Carnaval santista

Nos idos de 1928, era tradição do Carnaval santista o desfile da Dona Doroteia —apenas homens vestidos de mulher saíam às ruas para festejar.

Uma semana antes da festa daquele ano, nasceu Haroldo Medeiros. Parecia que o menino, filho de um cartorário e de uma dona de casa, adivinhara que seria no Carnaval que faria história.

Integrou, na juventude, o bloco dos Diabos da Vila Mathias, bairro onde sempre morou. O "diabo" foi cortesia de uma vizinha, que assim praguejava contra os moleques que a incomodavam com o jogo de futebol.

Foi a partir do bloco, e da união entre as comunidades de Marapé e Vila Mathias, que nasceu a escola de samba União Imperial.

A reunião de fundação aconteceu na casa de Haroldo, escolhido o primeiro presidente, em 1976.

Já aposentado do trabalho administrativo na empresa operadora do porto de Santos, pôde se dedicar à agremiação. Sob a sua gestão, a União foi tricampeã consecutiva do Carnaval santista —hoje soma nove títulos do grupo especial e é uma das mais tradicionais da cidade.

A escola era a grande realização de sua vida, conta o filho José Carlos, que diz ter visto o pai chorar apenas uma vez, quando foi homenageado pela diretoria da União, há cerca de dois meses.

Em um sábado de Carnaval, conheceu Ruth, com quem teve dois filhos.

Morreu no dia 31, aos 87, vítima de uma infecção generalizada. Deixa a mulher, dois filhos, quatro netos e um bisneto.

A missa de sétimo dia será rezada nesta quinta (6), às 19h, na igreja Imaculado Coração de Maria, em Santos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA-FEIRA

Claudete da Silva Mantovanelli - Aos 77, viúva de Eglis Mantovanelli. Deixa um filho. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Dionisia Sabino Pinheiro - Aos 88, viúva de Crispim Pinheiro da Silva. Deixa oito filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Edith Rodrigues Camargo - Aos 82, casada com Julio Rodrigues de Camargo. Deixa os filhos Julio, Roseli e Maria Cecília, a neta Juliana, e os bisnetos Willian e Mattews. Cemitério Horto da Paz.

Luiz Felipe de Sousa Calazans - Aos 75, casado com Maria Cristina Junqueira Calazans. Deixa os filhos Gabriela, Fernanda e Gustavo, e os netos Gustavo, Artur, Ana Rita e Guilherme. Crematório da Vila Alpina.

Maria Prudencia Vara - Aos 93, viúva de Antonio Nascimento Alves Macedo. Deixa três filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

Romana Andrade Ribeiro - Aos 64. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras.

8º MÊS

Orlando Lopes Legname - Hoje (5/8), ao meio-dia, na igreja São Francisco de Assis, r. Borges Lagoa, 1209, Vila Clementino.

7º DIA

Renato Yaconis Lemos - Amanhã (6/8), ao meio-dia, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jardim Europa.

EM MEMÓRIA

Dirce Massola Guidoni - Amanhã (6/8), às 19h, na igreja Santo Antonio, av. dos Pássaros, 31, Aldeia da Serra, Santana de Parnaíba (SP).


Endereço da página:

Links no texto: