Folha de S. Paulo


Prefeitura volta atrás e descarta fechar pista da marginal de madrugada

Horas depois de revelar a intenção de fechamento da pista expressa das marginais Tietê e Pinheiros durante as madrugadas, a gestão Fernando Haddad (PT) voltou atrás e descartou a medida.

A proposta de bloquear a pista expressa para os carros nesses horários a partir deste ano foi anunciada nesta quinta (30) pelo secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, com a justificativa de reduzir os acidentes nessas vias.

Com a medida, os veículos só poderiam circular de madrugada pelas pistas central e local –onde há menos vítimas devido à velocidade menor.

"[A madrugada] é o momento que os motoristas usam para correr muito, causa acidentes, caminhões principalmente. Do ponto de vista da segurança, é melhor só deixar [veículos] na pista central e na pista local", disse Tatto.

Cerca de cinco horas depois, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão da prefeitura presidido pelo próprio Tatto, divulgou nota descartando a medida. Segundo a CET, "não haverá necessidade de efetuar novas operações-piloto nem em definitivo de fechamento das pistas expressas das marginais durante a madrugada".

A companhia afirmou ainda que se concentra exclusivamente no monitoramento dos novos limites de velocidade –entre 50 km/h e 70 km/h, dependendo da pista.

Segundo a gestão Haddad, houve um estudo sobre fechar a pista expressa na madrugada, mas esse material ainda será analisado pelo prefeito.

À noite, Jilmar Tatto enviou uma nota à imprensa para explicar a declaração feita pela manhã. "Isto ocorre em função das novas velocidades nas marginais terem sido implementadas há 10 dias e, também, estar havendo um monitoramento da CET quanto ao desempenho do tráfego nesse viário", disse.

MORTES NA MADRUGADA

De acordo com o relatório "Segurança Viária e Redução de Velocidades", produzido pela CET em fevereiro para justificar a redução dos limites de velocidade, dos 23 acidentes fatais que aconteceram na marginal Pinheiros em 2013, 15 (65%) ocorreram durante a noite -depois das 19h e antes das 6h. Entre 0h e 5h, foram seis.

Na marginal Tietê no mesmo período, contudo, apenas três dos 33 acidentes fatais aconteceram na madrugada.

Essa "bateção de cabeça" na gestão petista ocorre em um momento de acirramento após a redução dos limites de velocidade nas marginais, com questionamentos tanto do Ministério Público como da seção paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Quando soube da possibilidade de fechamento, o presidente da Comissão de Direito Viário da OAB de São Paulo, Mauricio Januzzi, afirmou que a Ordem poderia entrar com uma nova ação contra a prefeitura.

"Se nós formos convidados para discutir a medida, nós vamos nos posicionar contrária a ela, porque não tem propósito nenhum. E se, mesmo assim, ela insistir, vai ser uma nova ação", afirmou Januzzi.

O órgão processa a gestão Haddad devido à redução dos limites de velocidade das pistas expressas (90 km/h para 70 km/h) e das locais (70 km/h para 50 km/h), que ocorre desde o dia 20, aumentando o trajeto em quatro minutos para quem cruza as vias de ponta a ponta.

Editoria de Arte/Folhapress
Mudança de velocidade nas marginais
Mudança de velocidade nas marginais

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