Folha de S. Paulo


Bondinho de Santa Teresa volta a circular após quase quatro anos

Uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, o bondinho de Santa Teresa voltou a circular nesta segunda-feira (27), em fase de teste e num trecho restrito.

O bondinho de Santa Teresa, bairro bucólico da região central da cidade, estava parado desde agosto de 2011, quando um acidente com um dos bondes matou seis passageiros e deixou mais de 50 feridos.

Ricardo Borges/Folhapress
Bondinho de Santa Teresa, no Rio, estava sem funcionar após um acidente com seis mortes em 2011
Bondinho de Santa Teresa, no Rio, estava sem funcionar após um acidente com seis mortes em 2011

Desde então passa por obras que visam melhorar a segurança do transporte. A inauguração da obra completa já sofreu uma série de atrasos.

Na última previsão da Secretaria de Transporte, ela estava planejada para o primeiro semestre de 2017, mas a Secretaria já informou que todo o cronograma da obra está sendo revisto e uma nova data, mais adiante, deve ser apresentada ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) em setembro.

Nesta fase de teste, ele percorre uma distância de 1,7 km no trecho que vai do Largo da Carioca até o Largo do Curvelo. Ela representa 16% do percurso original do bondinho, de 10,5 km.

O serviço opera de segunda a sábado, das 11h às 16h, com intervalos de 20 minutos. Os bondes têm capacidade para 32 passageiros. A viagem dura cerca de 15 minutos.

Diferentemente do que acontecia antes do acidente, agora não é permitido viajar em pé, nem nos estribos.

Durante o período de teste, não haverá cobrança de passagem.


Endereço da página:

Links no texto: