Folha de S. Paulo


Ex-usuários de drogas pintam painel com grafiteiro Kobra em São Paulo

Dois ex-usuários de drogas, que integram a equipe do grafiteiro e muralista Eduardo Kobra, participaram nesta terça-feira (14) da exposição e da criação de painéis, na região da cracolândia, em São Paulo.

A iniciativa do artista paulistano busca promover o resgate da autoestima de usuários de crack e faz parte de um projeto que seguirá pelos próximos dez dias, em diferentes pontos da cidade.

"Fiz uma exposição relâmpago aqui na cracolândia, a mesma que fiz em Roma há algum tempo. Dois artistas que já foram usuários e estão trabalhando comigo participaram. Tem muito artista aqui. Eu também vim da periferia e acredito que a arte pode transformar", defende Kobra.

De acordo com o muralista, um dos artistas de sua equipe, Marcos Rafael, de 36 anos, chegou a usar crack e conseguiu se recuperar do vício a partir da arte. "Hoje, Marcos está completamente recuperado, já participou de dez viagens internacionais com a nossa equipe", relata.

DEZ AÇÕES

A ação artística na cracolândia expôs painéis de grandes personalidades mundiais, tais como Nelson Mandela, John Lennon e Mahatma Gandhi.

Os artistas de rua também pintaram novos painéis, inclusive um com a colaboração de usuários de crack que vivem na região.

Eduardo Kobra disse que a intervenção faz parte de um conjunto de dez ações que serão executadas ao longo de dez dias na capital paulista.

Nesta quarta-feira (15), o artista promoverá um trabalho de integração entre tecnologia e arte, nas proximidades do seu mural mais conhecido, localizado na avenida Paulista.

"As pessoas vão poder baixar um aplicativo em seu celular, apontar para o mural do Niemeyer e ver obras ocultas, que fazem referência ao trabalho desse grande arquiteto", explica Kobra.

Inspirado nessa ideia, o conjunto de intervenções artísticas do muralista recebeu o nome de "São Paulo: uma realidade aumentada".


Endereço da página:

Links no texto: