Folha de S. Paulo


Wilma Bentivegna (1929-2015)

Mortes: Voz de 'Hino ao Amor', inaugurou a TV no Brasil

A canção "Hymne à l'amour", da francesa Marguerite Monnot, ganhou o mundo na voz de Édith Piaf, além de versões em outras línguas. Em português, a adaptação cantada por Wilma Bentivegna fez sucesso no Brasil, sendo interpretada também pela cantora Maysa (1936-1977).

Wilma teve uma juventude simples no Sumaré, zona oeste de São Paulo, cidade em que nasceu. Filha única, foi criada pelo pai, Salvador, que sempre a incentivou a ser cantora, e pela mãe, Anna.

Desde a infância, era muito amiga de Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Laura Cardoso, que também iriam entrar para o universo dos artistas de TV com Wilma.

Começou a carreira no rádio, despontando no "Clube do Papai Noel", programa da rádio Difusora que foi ao ar até o final da década de 1940.

Foi uma das cantoras a aparecer na inauguração da extinta TV Tupi, a primeira do Brasil, em 1950, quando sua amiga Lolita entoou o "Hino da TV Brasileira".

Na emissora, atuou em novelas com Walter Foster e Vida Alves, que protagonizaram o primeiro beijo da televisão no país, em 1951, e com Lima Duarte, de quem era amigo.

Em 1954, ganhou o prêmio Roquette Pinto, considerado o Oscar da TV brasileira à época. Cinco anos mais tarde, foi a vez de ganhar todo o Brasil com "Hino ao Amor".

Em Suzano (SP), onde morava há 37 anos, dava aulas de tapeçaria, cuja técnica herdara da mãe, costureira.

Há três anos, foi diagnosticada com Alzheimer, que a vinha debilitando. Morreu no dia 2, aos 86 anos, por insuficiência respiratória causada por uma broncopneumonia. Deixa uma tia e três primas.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEXTA-FEIRA

7º DIA

Antonio Carlos Amat Costa - Hoje (10/7), às 18h, na paróquia N. S. Mãe da Igreja, al. Franca, 889, Cerqueira César.

Heidrun Ursula Falkenhein Maindok - Amanhã (11/7), às 17h30, na catedral de São Dimas, praça Monsenhor Ascânio Brandão, 1, Jardim São Dimas, São José dos Campos

Ruy Avallone - Hoje (10/7), às 19h, na paróquia N. S. do Bom Conselho, r. da Mooca, 3.911, Mooca.

*

49º DIA

Kimio Ishi Dias - Amanhã (11/7), às 12h, no templo Nishi Honganji, r. Changa, 108, Praça da Árvore.

*

1º ANO

Oswaldo Gallo - Amanhã (11/7), às 16h, na paróquia Nossa Senhora da Esperança, av. dos Eucaliptos, 556, Moema.

*

21º MÊS

Rubens Bernal Molina - Amanhã (11/7), às 16h, na basílica Nossa Senhora do Carmo, r. Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista

*

15º ANO

Pascoal Rubens Crema Scattone - Amanhã (11/7), às 9h, na igreja Santa Terezinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.


Endereço da página:

Links no texto: