Folha de S. Paulo


Minhocão será fechado aos carros todos os sábados à tarde

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (6) o fechamento do Minhocão para automóveis todas as tardes de sábado. A medida passa a valer já no próximo dia 11, a partir das 15h.

A gestão Fernando Haddad (PT) já havia decidido pelo fechamento, conforme a Folha noticiou, mas montou estratégia para reduzir questionamentos antes do anúncio oficial.

Técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliaram o trânsito da região em dois dias de testes e, segundo a prefeitura, concluíram que houve "baixo impacto na fluidez veicular".

"Estudos realizados nos dias 20/06 e 04/07 indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo", informou a CET.

Requisitados pela Folha, esses estudos não foram disponibilizados. O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, disse em apresentação no Conselho da Cidade que eles foram feitos por meio de contagem de veículos e análise de fotos aéreas –os números também não foram divulgados.

A CET diz que ainda poderão ser feitos "ajustes nas sinalizações vertical, horizontal e semafórica para garantir a fluidez do tráfego" nas vias da região.

O trânsito no elevado Costa e Silva, nome oficial do Minhocão, já é fechado à noite (21h30 às 6h30) de segunda a sexta e aos domingos. Com a nova medida, a via ficará fechada por quase 40 horas: das 15h de sábado às 6h30 de segunda.

O fechamento do trânsito na avenida Paulista aos domingos ainda não tem data definida pela gestão Haddad.

POLÊMICA

O objetivo do fechamento, segundo a prefeitura, é transformar os 3,4 km do Minhocão em uma área de lazer aberta a pedestres, ciclistas e skatistas.

Um projeto de lei aprovado na Câmara em primeira votação também determina o fechamento do elevado aos sábados, mas o dia todo.

A proposta, que ainda precisa ser aprovada em segunda discussão e ser sancionada pelo prefeito antes de entrar em vigor, prevê o fechamento das 21h30 da sexta às 6h30 da segunda.

Ativistas e moradores da região do elevado se dividem quanto ao futuro da estrutura.

Uma parte defende que o trânsito de automóveis seja fechado definitivamente e que no local seja criado um parque.

"Vemos a decisão com muita alegria, pois as pessoas já usam o Minhocão como área de lazer à noite e aos domingos, então vão passar a utilizar muito mais. Agora o que pode ser feito é melhorar o acesso aos pedestres e cadeirantes, pois eles têm cancelas que foram pensadas para os carros", diz Athos Comolatti, presidente da Associação Parque Minhocão.

Ele afirma que a entidade também defende o projeto de fechamento no sábado todo e que sugeriu à Câmara que o bloqueio durante a semana seja alterado para coincidir com o horário do rodízio (das 7h às 20h).

Um outro grupo não gosta da ideia do fechamento pois defende que o Minhocão seja demolido aos poucos –dizem que ele pode ser "desmontado"– e que as vias embaixo dele sejam revitalizadas.

"Defendemos o desmonte do elevado. Quando se fecha, começam os eventos. A ideia de fechar é dar descanso aos moradores, mas as pessoas sobem com caixas de som e bebidas e começam a fazer 'rave' lá em cima", diz Fábio Fortes, do conselho de segurança da Santa Cecília.

ROTAS

Segundo a CET, haverá agentes de trânsito nas imediações do Minhocão no próximo sábado (11) para orientar os motoristas sobre as rotas alternativas.

No sentido oeste o trajeto deve ser feito pela praça Roosevelt, rua Amaral Gurgel, largo do Arouche e avenidas Duque de Caxias, São João, General Olímpio da Silveira e Francisco Matarazzo.

No sentido leste, o caminho recomendado é pela avenida General Olímpio da Silveira, ruas das Palmeiras, Sebastião Pereira e Amaral Gurgel e praça Roosevelt.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: