Folha de S. Paulo


Com máxima de 14,3°C, São Paulo registra a tarde mais fria deste ano

Quem passou o fim de semana embaixo dos cobertores em São Paulo se deu bem na tarde deste domingo (5). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, os termômetros não passaram de 14,3ºC no período. Essa foi a menor temperatura máxima registrada pelo CGE neste ano.

Os dados são uma média das temperaturas registradas nas 26 estações meteorológicas automáticas da cidade. O dia mais frio deste ano até então havia sido registrado em 19 de junho, quando os termômetros registraram uma máxima de15,7ºC.

O bairro que teve a temperatura máxima mais baixa deste domingo foi Parelheiros, na zona sul, com 12,7ºC. Em seguida, o Jabaquara, também na zona sul, registrou máxima de 12,9ºC.

De acordo com o técnico em meteorologia do CGE Adilson Nazário, o frio foi causado devido à chegada de um ar mais frio, com origem no oceano. "Durante o domingo, o céu ficou predominantemente encoberto com ventos que transportaram um ar mais frio em direção à faixa leste", disse.

Nazário afirmou ainda que o frio deve se manter na cidade pelos próximos dias. "Ainda na segunda (6), as temperaturas serão baixas e, a partir de terça (7), as chuvas retornam. Na quarta (8), [as chuvas] se intensificam com volumes mais elevados", disse.

A previsão do centro meteorológico é que a temperatura caia na madrugada desta segunda até 11ºC, mas com valores ainda menores nos bairros da periferia e nos próximos de regiões de serra. O dia deve ter céu nublado, com máxima de 19ºC. A umidade relativa do ar oscila entre 60% e 90%, mas sem previsão de chuvas.

O frio deve diminuir um pouco na terça (7), quando o dia deve amanhecer com céu encoberto e 14ºC. Deve haver chuvas desde o fim da manhã com intensidade leve a moderada. A temperatura máxima prevista é de 21ºC, com umidade relativa do ar entre 60% e 85%.


Endereço da página:

Links no texto: