Folha de S. Paulo


Cassio Ravaglia (1928-2015)

Mortes: Endocrinologista pioneiro e monarquista

Cassio Ravaglia sabia tudo de medicina, brincavam seus colegas de ofício, tamanho era o conhecimento do pioneiro na produção artificial do hormônio de crescimento humano no Brasil e no emprego do pâncreas artificial no país.

Paulistano filho de italianos, era o primogênito de três irmãos, sendo criado no bairro da Aclimação, região central de São Paulo. Na infância, jogava bem futebol, mas se destacava ainda mais como estudante, segundo a família.

Formou-se pela Faculdade de Medicina da USP em 1952, dedicando-se à clínica médica e à endocrinologia durante a residência no Hospital das Clínicas. Nas pausas dos atendimentos, conheceu Giselda, funcionária do local, com quem se casou em 1959.

Anos depois, mudou-se para o bairro Cidade Monções, na zona sul de São Paulo, perto da Sociedade Paulista Hípica, onde fez muitos amigos enquanto praticava equitação.

Em 1955, começou a dar aulas na faculdade que o formou, trabalhando por 32 anos como professor na instituição. Também foi docente na Escola de Enfermagem da USP e na PUC-SP, e um dos primeiros médicos a exercer a endocrinologia no Estado.

Foi presidente do Conselho Monárquico do Estado de São Paulo de 1991 a 1993, quando votou pelo governo da família real brasileira no plebiscito sobre o melhor regime para o país após a redemocratização.

Parou de clinicar há cinco anos, quando sofreu um acidente vascular cerebral, uma semana após perder a mulher. Morreu no dia 21, aos 86, de septicemia, depois de ficar internado por dois meses devido a uma infecção nos rins. Deixa três filhos e três netos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Carlos Virgilio Lasalvia - Aos 81. Deixa os filhos Adelene, Emílio Carlos e Marco Antônio, netos e netas. Crematório da Vila Alpina.

Eva Manuela Bartenstein Gelman - Aos 63, casada com Breno Gelman. Deixa o filho Ilan, e as irmãs Anita e Miriam. Cem. Israelita do Butantã.

Eva Klinger - Aos 86. Deixa os filhos Daniel Carlos, Michael William, Sandra Helena e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

Heitor d'Aragona Buzzoni - Aos 68. Casado, deixa mulher e filho. Crematório da Vila Alpina.

Lucia Sampaio Piza - Aos 99, viúva de Francisco de Toledo Piza. Deixa quatro filhos, quatro netos e cinco bisnetos. Cemitério São Paulo.

Luiz da Silva - Aos 88. Deixa os filhos Luiz e Carlos, noras e os netos Gabriel e Matheus. Crematório da Vila Alpina.

Sullamita Gorenzvaig - Aos 80, casada com Salomão Gorenzvaig. Deixa os filhos Dania, Marcia e Silvio, a irmã Dora, netos e bisneto. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Ezilda Helena de Plato Zicari - Hoje (30/6), às 18h30, na paróquia N. S. Aparecida, praça N. S. Aparecida, s/n, Moema.

Margarida Maria G. Tarantino - Hoje (30/6), às 18h30, na par. Assunção de N. Sra., al. Lorena, 665, Jd. Paulista.

*

2º ANO

Angelo Edreira - Hoje (30/6), às 17h30, na ig. Santíssima Trindade, av. Marechal Fiúza de Castro, 861, Rio Pequeno.

*

52º MÊS

Fernando Cesar Novaes Galhano - Amanhã (1º/7), às 7h30, na par. Imaculado Coração de Maria (capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes.

*

6º ANO

Enitercia M. Mariotti (Ina) - Amanhã (1º/7), às 10h, na capela de S. José, av. Itacira, 2.801, Planalto Pta.

José Aristodemo Pinotti -Amanhã (1º/7), ao meio-dia, na igreja N. S. do Brasil, praça Nossa Senhora do Brasil, s/n, Jardim América.

*

20º ANO
Mirella Pinotti - Amanhã (1º/7), ao meio-dia, na ig. N. S. do Brasil, praça N. S. do Brasil, s/n, Jd. América.


Endereço da página: