Folha de S. Paulo


Nova ciclovia será teste para fechar Paulista para carros aos domingos

A inauguração da ciclovia da avenida Paulista neste domingo (28) é encarada pela gestão Fernando Haddad (PT) como teste para um projeto de fechar a via para automóveis todos os domingos.

O plano, ainda em estudo, seria transformar o principal cartão postal de São Paulo numa espécie de praça a céu aberto, onde usuários de bicicletas, skates, patins e pedestres iriam se misturar aos artistas de rua que se apresentam por ali.

Para a abertura oficial da ciclovia, que tem 2,7 km de extensão da praça Oswaldo Cruz (Paraíso) à Consolação, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai fechar a avenida Paulista neste domingo nos dois sentidos, entre as 10h e as 17h.

Editoria de Arte/Folhapress
CICLOVIA DA PAULISTA Faixa exclusiva para bicicletas será inaugurada neste domingo (28)

A ideia deixou empresários e comerciantes da avenida de orelha em pé.

"Não há nenhum estudo de viabilidade. Parece que alguém acorda com uma ideia e diz: 'Oba, vou fechar a Paulista'", disse Vilma Peramezza, presidente da ONG Paulista Viva e administradora do Conjunto Nacional.

O receio da entidade é que o fechamento afete o movimento dos shoppings e cinemas, além de dificultar o acesso a hotéis e hospitais. Outra preocupação é garantir estacionamento para as bikes, já que nem todos os locais têm bicicletário. No próximo dia 2, uma reunião da associação debaterá o tema.

Grupos de ciclistas e de pedestres defendem a ideia de fechar a via. "Vai ser um marco. Vai fincar uma bandeira muito forte e vai servir de exemplo", disse Jesse Teixeira Felix, presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Skate, Patins e Cadeirantes.

A gestora ambiental Silvia Stuchi, idealizadora da rede Corrida Amiga, defende que a Paulista fique fechada para carros também aos sábados.

"Temos que mostrar que é possível mudar o modelo, enxergar a cidade não só para o carro, mas para as pessoas."

Recentemente inaugurado, o shopping Cidade São Paulo diz que está preparado para mudanças. O local dispõe de 150 vagas para bicicletas com armários. O hospital Santa Catarina, que fica na avenida, informou que dispõe de acessos alternativos para pacientes e funcionários.

PRECAUÇÃO

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que o fechamento da Paulista neste domingo só foi determinado diante da expectativa de que a ciclovia lotará no dia de sua inauguração.

"Nós percebemos uma movimentação muito grande de pessoas nas redes sociais dizendo que vão à Paulista para a inauguração. Como precaução e até para avisar o motorista, vamos fechar", disse. Convocação de cicloativistas pelo Facebook contava com 15 mil pessoas até sexta (26).

Tatto diz que domingo será um "dia de celebração" e que a ciclovia não implicará conflito entre pedestres e ciclistas. Ele se contrapõe a especialistas em engenharia de tráfego que disseram à Folha que o desenho da pista causa risco de o pedestre ser "espremido" no canteiro central da Paulista se houver trânsito intenso de bicicletas.

Carros de polícia e ambulâncias poderão circular pela avenida neste domingo.

Já os ônibus terão seus itinerários alterados para duas vias paralelas à avenida Paulista: a rua São Carlos do Pinhal e alameda Santos.


Endereço da página:

Links no texto: