Folha de S. Paulo


MTST faz manifestação em SP por nova fase do Minha Casa, Minha Vida

Integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) realizaram manifestação em São Paulo na tarde desta quinta-feira (25). O ato acabou, sem registro de confrontos, por volta das 21h30.

O grupo se reuniu no vão-livre do Masp e seguiu a pé até o largo da Batata, na zona oeste da cidade. Durante o trajeto, eles pararam em frente ao gabinete regional da Presidência da República, na altura do número 2.163 da avenida Paulista.

Sindicatos de diversas categorias e movimentos sociais também participam da manifestação.

A organização do movimento diz que 30 mil pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar estimou o público em 2.000 manifestantes.

Apesar de ser pacífico, o protesto provocou reflexos no trânsito. Durante a passeata, trechos das avenidas Paulista, Rebouças e Faria Lima foram bloqueadas.

O ato pediu o lançamento da terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida –previsto para ser liberado pelo governo federal no segundo semestre deste ano. A nova fase tem meta de construir 3 milhões de moradias até 2018.

Guilherme Boulos, coordenador do MTST, afirmou durante o protesto que caso a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) não lance a terceira fase do programa, o movimento deve invadir o prédio da Presidência nos próximos dias.

Além disso, o MTST protestou contra o ajuste fiscal do governo federal, a redução da maioridade penal, o financiamento privado de campanha, e a privatização da Petrobras.

Marlene Bergamo/Folhapress
Manifestante segura cartaz durante protesto do MTST em São Paulo nesta quinta-feira (25)
Manifestante segura cartaz durante protesto do MTST em São Paulo nesta quinta-feira (25)

Endereço da página:

Links no texto: