Folha de S. Paulo


Irene de Sant

Mortes: Professora do Tremembé e contadora de causos

Irene de Sant'Anna Franco de Godoy morreu de amor, segundo suas filhas. A paixão que tinha pelo marido Francisco, morto em 2012, era o motor da professora, que não se recuperou da viuvez.

O casal se conheceu durante uma festa do então hotel Esplanada, no Anhangabaú, centro de São Paulo, no início dos anos 1950. Graças aos namoricos de um irmão, que antecipou a saída do baile, acabou ganhando uma carona do homem que lhe daria três filhas e amor até morrer.

Nascida na capital paulista, era a segunda de sete crianças da professora Rosa, de quem herdou a profissão, e do italiano João, homem duro, mas de coração mole com a família, e um dos responsáveis por fundar Tremembé, bairro da zona norte de São Paulo.

A casa de três andares da família ficou conhecida como castelinho e hoje abriga uma das sedes do grupo católico Arautos do Evangelho.

Irene se orgulhava da infância rural no local, usando tijolinhos que fabricava na olaria do pai para construir suas casinhas de bonecas.

Após terminar a escola normal, começou a dar aulas como alfabetizadora. A distância, porém, fez com que o pai usasse seus contatos para trazer um colégio à região onde ela pudesse ensinar.

Prestes a se aposentar, formou-se em pedagogia. Gostava de ir ao cinema, de massas e de contar as confusões em que seus irmãos se metiam durante a juventude.

Foi diagnosticada com Alzheimer pouco depois da morte do marido. A doença a debilitou até o dia 19, quando morreu após uma parada cardíaca, aos 87 anos. Deixa três filhas e duas netas.

coluna.obituario@uol.com.br

-

MORTES

Alberto Dana - Aos 81. Deixa os filhos Alberto Júnior, Márcia e Ana Paula, os irmãos Júlio, Adélia, Esther e Irene e netos. Cem. Israelita do Butantã.

Aparecida Dias Penha - Aos 89. Deixa filhos, netos e bisnetos. Hoje (24/6), às 9h, no cemitério da Vila Mariana.

Flora Mortari Scognamiglio - Aos 103. Viúva, deixa os filhos Dora, Flavio, Olga, Ana Maria, Vera e Marina, o genro, Carlos Henrique, netos e bisnetos. Hoje (24/6), às 12h, no Cemitério do Morumbi.

José de Souza Cavalcante - Aos 77. Casado com Zuleide Moreira de Souza Cavalcante. Deixa dois filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos (SP).

Lifonsina Rabelo Ferreira - Aos 93. Deixa três filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos (SP).

Maria Messias Teixeira do Couto - Aos 56. Deixa quatro filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos (SP).

Nair Guilhermina Nogueira - Aos 76. Casada com Antônio Duarte Nogueira. Deixa dois filhos e cinco netos. Crematório Ecológico, em Ribeirão Preto (SP).

Terezinha de Jesus Marangoni Zanellato - Aos 66. Casada com Gilson Zanellato. Deixa o filho Luis Renato. Cem. Mun. de Bebedouro (SP).

7º DIA

Celso Pinheiro Doria - Amanhã (25/6), às 12h45, na igreja N. S. do Brasil, praça N. S. do Brasil, Jardim Paulista.

Deoberto Ferreira Bragança - Hoje (24/6), às 20h, na igreja N. S. da Penha, largo do Peri, 2, Jd. Peri.

Irene de Sant'Anna Franco de Godoy - Amanhã (25/6), às 19h, na igreja Santa Terezinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

Luiz Antonio da Silva Leme - Hoje (24/6), às 11h, na paróquia São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

30º DIA

Sylvia Borba Leite de Moraes - Amanhã (25/6), às 18h30, na igreja São Gabriel Arcanjo, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista.

206º MÊS

Norma Vasques Dominguez - Hoje (24/6), às 20h, na igreja N. S. da Saúde, r. Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.

Sumaya Gerab - Amanhã (25/6), às 18h, na igreja N. S. Mãe da Igreja, al. Franca, 889.

1º ANO

Sergio Soares Sobral Filho - Amanhã (25/6), às 18h30, na capela do colégio Santa Cruz, av. Arruda Botelho, 255, Alto de Pinheiros.


Endereço da página: