Folha de S. Paulo


Maria Aparecida Machado Valério (1923-2015)

Mortes: Rigorosa professora de história de Araraquara

"O que importa são os porquês. Vocês precisam buscar o que está por trás dos fatos." Para o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão, as palavras de Maria Aparecida Machado Valério, sua professora de história em Araraquara (SP), foram marcantes.

Segundo ele, sempre se lembrava de Cidinha, como ficou conhecida, quando começou a atuar como repórter. Foi seu aluno no Instituto de Educação Bento de Abreu, onde ela deu aulas por 28 anos.

Ingressou na escola em 1949, quatro anos após se formar em história e geografia pela PUC de Campinas (SP), onde nasceu e cresceu. Dava aulas particulares desde os 14 anos, quando a morte da mãe a deixou órfã, para complementar a renda da avó.

Casou-se com Nelson, também professor, em 1948. Enviuvou 19 anos depois, quando ele morreu num acidente.

O marido não queria que ela desse aulas. Quando surgiu o concurso para a docência em Araraquara, o primeiro após o matrimônio, fizeram um trato: se ela fosse aprovada, assumiria o posto. Se não, esqueceria o assunto. Ela passou, e ele cumpriu o acordo.

Logo que chegou à escola estadual, demonstrou seu braço firme: retirou da sala de aula um de seus alunos pelo colarinho, por causa da bagunça que o garoto fazia na classe. Desde então, ficou conhecida pelo rigor.

Depois que se aposentou, em 1977, passou a viajar com as irmãs e a ler ainda mais.

Estava internada desde maio, devido a um sangramento no estômago. Morreu no dia 15, aos 92 anos, por septicemia, após sofrer com uma pneumonia. Deixa três filhas, três netos e dois bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Amélia Laura Queiroz Sampaio - Aos 93. Viúva de Onofre de Almeida Sampaio, deixa os filhos Ana Cecília, Antônio e os já falecidos Olavo e Onofre, netos e bisnetos. Crem. V. Alpina.

Ayrton Orsi - Aos 75. Casado, deixa a mulher, Amarilis Pacheco Orsi, o filho, Paulo Henrique, a nora, Andreza, e o neto, Felipe. Cem. do Morumbi.

Cassio Ravaglia - Aos 86. Viúvo, deixa filhos, nora, genro e netos. Cemitério do Araçá, hoje (22/6), às 11h.

Iracy Dejtiar - Aos 65. Deixa os filhos, Abrahao, Alessandra e Doroty, e a irmã, Gilda. Cem. Israelita do Embu.

Marcelo de Sá Rocha Rudge - Aos 91. Deixa a mulher, Marta Madeira Feitosa Rudge, cunhada e sobrinhos. Cem. da Saudade, Americana (SP).

7º DIA

Luís Armando Tonioli - Hoje (22/6), às 18h, na igreja N. Sra. Mãe dos Homens, na al. Franca, 889, SP.

Antonieta Moraes Delmanto - Amanhã (23/6), às 12h30, na igreja N. S. do Brasil, av. Brasil, praça N. S do Brasil.

Sérgio Najm Saadé - Amanhã (23/6), às 12h30, Paróquia de São Pedro e São Paulo, av. Circular do Bosque, 31, Bosque do Morumbi.

1º MÊS

Abrahão Zarzur - Hoje (22/6), às 12h, na ig. de S. José, à Rua Dinamarca, 32.

Maria Lúcia Garcia Cavinato - Amanhã (23/6), às 18h, na igreja São Dimas, na r. Domingos Fernandes, 588, Vila Nova Conceição.

20º ANO

Antonio Benedito Silveira Campos - Hoje (22/6), às 17h30, no santuário Nossa Senhora de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré.

10º ANO

Nahia Al-Assal Farah - Amanhã (23/6), às 12h, na igreja N. S. do Paraíso, r. do Paraíso, 21, Paraíso.

10º ANO

Fuad Al-Assal - Amanhã (23/6), às 12h, na igreja N. S. do Paraíso, r. do Paraíso, 21, Paraíso.

35º ANO

Marta Al-Assal Derani - Amanhã (23/6), às 12h, na igreja N. S. do Paraíso, r. do Paraíso, 21, Paraíso.

CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ - MATZEIVA

Elisa Pagura - Amanhã (23/6), às 13h, set. R, q. 380, sep. 94.


Endereço da página: