Folha de S. Paulo


Ônibus de corredor terão a mesma 'cara' em SP

Os ônibus que circulam pelas ruas de São Paulo vão mudar de cara a partir de julho.

A prefeitura apresentou nesta terça-feira (16) o novo padrão de identidade visual da frota municipal.

A principal mudança vai ocorrer nos veículos que circulam nos corredores exclusivos, que geralmente ficam à direita das vias.

André Monteiro/Folhapress
Prefeitura apresenta novo padrão dos ônibus que circulam nos corredores exclusivos de São Paulo
Prefeitura apresenta novo padrão dos ônibus que circulam nos corredores exclusivos de São Paulo

Todos eles terão a mesma cor –prateada– e vão contar com internet wi-fi, tomadas para carregar celular e ar-condicionado, regulado para manter o interior sempre a 22ºC.

As placas de plástico que ficam ao lado das portas, com a lista de ruas pela qual a linha passa, também deve sumir e dar lugar a um painel digital.

Atualmente, os ônibus são pintados segundo as cores que identificam a área da cidade a que a linha pertence.

A cor única vai valer apenas para os veículos que circulam nos corredores e têm maior capacidade de transporte –os chamados superarticulados ou biarticulados.

Os carros menores, que fazem linhas dentro dos bairros, continuarão sendo pintados com a cor de cada área. A única mudança é que hoje a cor aparece apenas na frente e na traseira do veículo, agora será nele todo.

METRÔ

O objetivo da prefeitura, segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, é mostrar ao passageiro que os ônibus dos corredores "andam em linha reta", ou seja, que eles seguem o percurso previsto sem fazer desvios por outras vias.

A cor prateada, inclusive, foi escolhida para que o ônibus seja associado a um trem do metrô –técnicos costumam chamar a troncalização dos corredores de "metrorização".

Essa realidade, porém, ainda não existe. Hoje as linhas que trafegam nos corredores fazem percursos muito variados e a maioria trafega apenas por um trecho curto das vias exclusivas.

A mudança só vai ocorrer com a reestruturação das linhas, que está em andamento e é prometida para 2016.

LICITAÇÃO

A prefeitura estima que as concessionárias que operam o transporte municipal comprarão cerca de 2.000 a 2.500 novos veículos para circular nos corredores.

Os novos ônibus vão começar a substituir os antigos até que toda a frota seja renovada, em um ritmo de cerca de 100 por mês.

Tatto afirma que a troca não depende da nova licitação do transporte, que vai escolher os operadores do sistema pelos próximos 20 anos. Ele disse que pretende lançar o edital até o fim do mês.

O veículo apresentado nesta terça era da empresa Caio Induscar, do Grupo Ruas –que participa de viações responsáveis por mais da metade do sistema de ônibus da capital.


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