Folha de S. Paulo


Moradores dos Jardins fazem ofensiva para impedir comércios na região

Ernesto Rodrigues/Folhapress
São Paulo - SP - Brasil - 03/06/2015 : LEI DE ZONEAMENTO : A rua São Benedito Via é uma das que receberá mais estabelecimentos comerciais com a nova lei de zoneamento.Restaurantes para até 500 pessoas e escolas, por exemplo, podem mudar a cara do local, as moradoras do bairro Sueli Pereira ( de oculos) e Heloiza Bizzo. Foto Ernesto Rodrigues/Folhapress.COTIDIANO) cod.0628
A rua São Benedito, no bairro Alto da Boa Vista, é uma das que poderá receber comércio com nova lei

Um grupo de moradores dos Jardins, área nobre da zona oeste de São Paulo, montou uma ofensiva contra a lei de zoneamento, que prevê, segundo eles, a implantação de comércios e corredores de ônibus na região.

Nesta terça-feira (16), a associação Ame Jardins reúne seu conselho diretor para definir as próximas estratégias para manter a área como uma região exclusivamente residencial. Para a associação, o ponto mais "preocupante" do projeto é a implantação das zonas de comércio, que podem levar a usos incompatíveis e abusivos.

O projeto, proposto no dia 2 de junho pelo prefeito Fernando Haddad (PT), ditará os usos permitidos para cada quarteirão da cidade. Estão previstas 20 áreas Zmis, áreas com moradia popular que ganharão estímulo a comércio e serviços, com o objetivo de gerar empregos.

Em bairros nobres, como Morumbi e Jardins, a lei também prevê regiões para comércio. Associações de moradores são contra, dizendo que a mudança pode acabar com a tranquilidade desses lugares.

O presidente da associação Ame Jardins, Fernando José da Costa, disse que o comércio também pode causar problemas ambientais na região. "O comércio quando exerce sua atividade em uma zona residencial não priva pelo meio ambiente. Ele não zela pela arborização e retira árvores para implantar vitrines e ampliar vagas de estacionamento", disse.

Editoria de Arte/Folhapress

A intenção é tentar sensibilizar os vereadores sobre os riscos de descaracterização da região e para o meio ambiente, caso a proposta seja aprovada. Os moradores alegam que a lei pode transformar a região em uma nova Vila Madalena, onde bares com grande movimento incomodam os moradores

O publicitário Nizan Guanaes, que mora nos Jardins e já se manifestou contra o novo zoneamento, também participa do encontro.


Endereço da página:

Links no texto: