Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP abre 1.200 vagas para ambulantes na Feira da Madrugada

A Prefeitura de São Paulo vai disponibilizar 1.200 vagas em boxes da Feira da Madrugada, que funciona no Brás, região central de São Paulo. Os cadastros poderão ser feitos a partir desta quarta-feira (10).

Terão prioridade cerca de 700 ambulantes que atuam nas ruas da região da Sé (centro) e Mooca, na zona leste. Os interessados devem procurar as subprefeituras desses bairros.

Segundo a prefeitura, a medida visa "eliminar a vulnerabilidade do trabalhador que atue nas ruas da cidade".

Idosos e pessoas com deficiência terão prioridade para conseguir vagas em boxes, com 20% do total.

A Feira da Madrugada tem mais de 137 mil m² e aproximadamente 2.500 boxes que comercializam roupas, brinquedos e acessórios. Ao todo, os centros de comércio popular da região —Brás, Sé, Santa Ifigênia e Bom Retiro— recebem milhares de pessoas por dia, segundo a prefeitura.

Moacyr Lopes Junior - 11.out.2013/Folhapress
Vista aérea da reforma dos boxes da Feirinha da Madrugada, no Brás (centro)
Vista aérea da área onde funciona a Feirinha da Madrugada, na região do Brás, centro de São Paulo

HISTÓRIA

A feira existe desde 2005 na área municipal conhecida como Pátio do Pari, quando passou a receber camelôs ilegais que atuavam na região central e hoje vendem de roupas a eletroeletrônicos.

De lá para cá, a feira foi alvo de investigações policiais que apontaram esquemas de venda de boxes e ocupação desordenada da área, numa disputa entre grupos de comerciantes que queriam comandar o negócio.

A feira chegou a ter cerca de 6.000 boxes, quase metade deles ilegais. Após operações da prefeitura e das polícias Civil e Militar, o número foi reduzido quase à metade.

A feira já ficou fechada por alguns meses para reforma por causa do risco de incêndios.


Endereço da página: