Folha de S. Paulo


Rio de Janeiro é o Estado onde menos se mata com faca

O Rio de Janeiro é o Estado brasileiro onde menos se mata com armas brancas, como facas, revelam dados inéditos do Mapa da Violência 2015 –que computa os homicídios cometidos em 2013, dados mais recentes disponíveis.

No país, em média, 15,8% dos homicídios foram cometidos naquele ano com objetos cortantes ou penetrantes, as chamadas armas brancas.

No Estado de São Paulo, a proporção foi de 16,9%. Já no Rio ela se limitou a 5,2%.

Assassinatos e roubos praticados com facas ganharam atenção após a morte do médico Jaime Gold, 57, esfaqueado durante um assalto na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, no último dia 19.

O caso fez a Câmara dos Deputados desarquivar um projeto de lei de 2004 que visa proibir o porte de armas brancas nas ruas. O texto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Editoria de Arte/Folhapress

A investigação sobre a morte do médico foi colocada em xeque nesta semana, quando um jovem de 16 anos se apresentou, disse ter participado do crime e negou a ação do primeiro adolescente apreendido e considerado pela polícia como autor das facadas.

O Brasil registrou 56,6 mil homicídios em 2013 pelos dados do Mapa da Violência, coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais).

As armas de fogo continuam sendo a principal causa das mortes –perto de 70%.

Em dez anos, a participação das armas brancas no total de homicídios teve um pequeno aumento. Em 2003, 13,3% dos assassinatos haviam sido praticados com esses instrumentos –ante 15,8% do dado mais recente.

O Amapá teve a maior participação de armas brancas no total de homicídios (46,6%). Em seguida, Tocantins (41,2%) e Acre (32,8%) –todos da região Norte do país.

Para Waiselfisz, uma das principais explicações para as diferenças é que a faca é "parte da vida cotidiana" em alguns Estados –muito usada, por exemplo, nas matas. A população rural do Rio era de só 3,4% no último censo.

Segundo Waiselfisz, é mais comum que crimes premeditados sejam cometidos com armas de fogo. Em Estados onde a presença do crime organizado é forte, como no Rio, elas se tornam mais usadas do que as armas brancas.

O sociólogo é crítico do projeto desarquivado na Câmara. "Acho complicado proibir o porte de facas. Como fazer com quem quer ir ao supermercado comprar uma faca ou trabalha com faca?"

Dados da Secretaria de Segurança do Rio indicam que a proporção de homicídios com facas continua baixa. A pasta diz que, das 1.488 mortes de janeiro a abril deste ano, 4,8% foram com armas brancas, contra 3,7% no mesmo período de 2014. Esse dado não é comparável ao do Mapa da Violência –que tem como base informações nacionais do sistema de saúde.


Endereço da página: