Folha de S. Paulo


Várias cidades amanhecem com paralisações no transporte

A paralisação dos ônibus é parcial neste momento em cidades no ABC paulista e em Guarulhos, na Grande São Paulo. Em Mauá, funcionários de duas empresas pararam e os veículos não foram retirados das garagens. Em Diadema, trabalhadores de duas empresas também estão parados.

A manifestação começou no meio da madrugada e a previsão é que os veículos só voltem a circular às 8h.

Os trabalhadores protestam contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização no país, a retirada de direitos trabalhistas e o ajuste fiscal.

Há protestos também na Baixada Santista. Segundo a Ecovias, a rodovia Cônego Domênico Rangoni está interditada nos dois sentidos no km 267 por causa da manifestação. Um grupo de sindicalistas protesta também na avenida da Praia, entre Santos e São Vicente.

Na capital, ônibus e metrô funcionam normalmente.

O Dia Nacional de Paralisação e Manifestações Rumo à Greve Geral foi convocado por entidades sindicais como a CUT, Conlutas, CSB, Intersindical e Nova Central, além de movimentos populares do campo e da cidade.

"Somos contra quaisquer medidas de ajuste fiscal que tragam prejuízo aos trabalhadores, que possam gerar desemprego, recessão, ou que restrinjam o acesso a políticas públicas e programas de inclusão, como o Minha Casa Minha Vida", diz a CUT em nota sobre o dia de protestos.

OUTRAS REGIÕES

Em Porto Alegre (RS), ônibus e metrô não circulam na manhã desta sexta-feira (29). Na madrugada, trabalhadores fecharam a porta de uma garagem de ônibus, apesar da decisão judicial que proíbe a realização de piquetes.

Os usuários de metrô também ficam sem transporte nesta manhã em Belo Horizonte (MG). A promessa é de paralisação durante 24 horas.

Manifestantes bloquearam uma garagem de ônibus em Goiânia e impedem o funcionamento do Eixo Anhanguera desde o meio da madrugada.

Em Vitória (ES), um grupo de manifestantes protesta em frente ao campus da Universidade Federal do Espírito Santo.

Na Bahia, há manifestações em Feira de Santana e em Cruz das Almas. Manifestantes fecharam parcialmente o km 522 da BR 324, em Feira de Santana. Em Cruz das Almas, o km 22 da VR 101 foi totalmente interditado por causa de um protesto.


Endereço da página: