Folha de S. Paulo


Inspeção está travada no Estado de SP e na capital paulista

Adriano Vizoni/Folhapress
Antiga unidade de inspeção veicular, na zona oeste de SP, desativada após ação da prefeitura
Antiga unidade de inspeção veicular, na zona oeste de SP, desativada após ação da prefeitura

O plano de combate à poluição feito por técnicos da Cetesb, a agência ambiental paulista, também propõe a realização da inspeção veicular obrigatória periódica –pelo menos nas cidades da Grande São Paulo.

"A inspeção ambiental é uma importante ferramenta para o controle das emissões de veículos em uso", segundo o texto do plano.

O problema é que nem a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nem a do prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) têm dado prioridade à inspeção veicular ambiental nos últimos anos.

"Com a fiscalização muito solta, como está, as emissões só vão aumentar", afirma Alfred Szwarc, consultor ambiental e também ex-presidente da Cetesb.

Editoria de Arte/Folhapress

O imbróglio sobre a inspeção obrigatória ocorre nas duas esferas de governo há pelo menos um ano. Na Assembleia Legislativa, desde 2009, dois projetos sobre o tema tramitam de forma lenta. Um da base aliada tucana, enviado pelo ex-governador José Serra, e outro da oposição, do deputado Adriano Diogo (PT).

No caso da cidade de São Paulo, o prefeito petista cumpriu apenas metade da sua promessa de campanha. Em 2013, ele retirou a empresa Controlar do gerenciamento do programa de inspeção, como havia dito, mas ainda não criou outro sistema, como havia anunciado.

A licitação feita pela prefeitura para entregar a concessão do programa a um novo grupo privado chegou a ser aprovada pelo Tribunal de Justiça, mas depois foi questionada pelo Tribunal de Contas do Município.

"O que a prefeitura fez [fim da inspeção] foi um erro. Poderia até ter trocado a empresa [a Controlar], mas sem interromper a fiscalização", afirma Szwarc.

O processo está parado desde o ano passado. Nos últimos anos, a tese de Haddad é que a inspeção da frota na Grande SP deve ser feita pelo Palácio dos Bandeirantes.


Endereço da página:

Links no texto: