Folha de S. Paulo


Trecho de ciclovia afunda perto do local onde médico foi morto no Rio

Uma parte da ciclovia da lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio, afundou na noite desta terça-feira (26) após a um vazamento de água provocado pela perfuração de uma tubulação da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgoto). O dano na tubulação foi provocada pelo crescimento da raiz de uma árvore.

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, a área, que possui o solo com características de mangue, foi encharcada pela água que saiu da tubulação. Três árvores foram derrubadas e cerca de 30 metros da pista da ciclovia e a mureta de proteção caíram na lagoa.

"Vazaram cerca de 400 mm de água, isso deixou o solo encharcado e tudo cedeu. Agora estamos correndo para ajudar a Cedae a recompor a rede com urgência. A primeira etapa vai ocorrer ainda nessa madrugada, onde serão trazidos equipamentos grandes para escavar a área e evitar que algo mais afunde", disse.

Felipe de Oliveira/Folhapress
Trecho de 30 metros da ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro, afundou na noite desta terça
Trecho da ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio, afunda na noite de terça-feira

Segundo técnicos da Cedae, que estão no local do acidente, também será realizada uma manobra na rede para conter o vazamento. Devido a isso, o abastecimento de água em alguns bairros da zona sul será temporariamente afetado.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio também informou que devido ao ocorrido uma pista da avenida Epitácio Pessoa, uma das principais da zona sul da cidade, foi interditada por tempo indeterminado.

O afundamento é próximo ao local onde médico Jaime Gold, 57, foi assaltado e esfaqueado por dois criminosos. Ele morreu em decorrência dos ferimentos.

REDES SOCIAIS

O escritor Ronaldo Wrobel viu a ciclovia desmoronar e relatou o ocorrido em sua página no Facebook.

"Acabo de testemunhar uma cena bizarra na pista de ciclismo da Lagoa, a dez metros do local onde foi assassinado o médico Jaime Gold", escreveu. "O asfalto da pista cedeu e as árvores, mais o alambrado, foram despejados na Lagoa."

"Será que tem o dedo de Deus nessa história?", questionou o jornalista Jorge Bastos Moreno no Twitter. "Para os místicos, soa como uma espécie de revide de Deus", completou, lembrando a morte do médico.

Também nas redes sociais, o acidente foi descrito como estranho, absurdo, "vingança da natureza contrariada" e "energia psíquica pesada".


Endereço da página: