Folha de S. Paulo


Prisão de suspeito causa tumulto e deixa um PM ferido na cracolândia

A prisão de um suspeito terminou em tumulto na região da cracolândia, centro de São Paulo, no final da tarde desta terça-feira (26). Segundo comerciantes, policiais militares usaram bombas de efeito moral. Houve correria e ao menos um PM ficou ferido.

A PM afirmou ter feito a prisão de um homem flagrado com uma suposta arma pelas câmeras de monitoramento instaladas na região. Na abordagem, no entanto, o homem reagiu e teve início o tumulto.

Segundo a PM, um policial militar foi atingido por uma garrafada na cabeça. A corporação, no entanto, afirmou não ter informações sobre o uso de bombas, como afirmam os comerciantes e moradores da região.

Houve correria dos usuários de drogas e moradores de rua que costumam ficar na alameda Dino Bueno, em direção à avenida Rio Branco. Comerciantes afirmaram ter fechado as portas e ao menos um táxi que estava na região foi depredado. Moradores disseram ter sido uma "cena de guerra".

Emilio Sant'Anna/folhapress
Policiais e GCMs se concentram na esquina da alameda Dino Bueno com a rua Helvetia após tumulto na cracolância
Policiais e GCMs se concentram na esquina da Dino Bueno com a Helvetia após tumulto na cracolância

Fabio Forte, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da Santa Cecília, disse ter recebido um telefonema do diretor de uma escola da região que estaria preocupado com os estudantes que tinha acabado de ser liberados das aulas.

"A comunidade nos ligou relatando corre-corre, praça de guerra, ouvia-se bombas e muito tumulto. Trabalhadores, estudantes, comerciantes e moradores em pânico. Estão mais uma vez reféns da ineficácia do poder público em apresentar solução perene diante da degradação humana e urbana na região", afirmou.

Após a confusão, equipes da prefeitura fizeram a limpeza da alameda Dino Bueno. Homens da GCM (Guarda Civil Metropolitana) permaneceram no local até as 17h50. Com a saída do policiamento, usuários de drogas retornaram para o local em minutos.

Por volta das 18h10, o caso ainda estava sendo registrado no 77º DP (Santa Cecília). Segundo a polícia, o objeto que foi visto com o suspeito detido era um simulacro de uma arma e foi apreendido.

O PM ferido foi encaminhado para o Hospital Militar e passa bem, segundo a corporação.


Endereço da página: