Folha de S. Paulo


Comunidade evangélica LGBT reúne 4.000 pessoas em rede social

Veja vídeo

Só beijar na boca não basta para Antonio Carlos. "Boa tarde, alguém que tenha compromisso com Deus e que quer ter comigo também? Risos."

Alguém publica reportagem sobre o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) levando "ex-gays" ao Congresso, e Pedrinho se revolta. "Esse cara nem é pra ser chamado de servo de Deus. Pastor vagabundo." Danni se compadece: "O capeta tá babando por ele".

Entre tapas (nos críticos) e beijos (entre si), a comunidade Namoro Evangélico LGBT reúne 4.000 membros no Facebook. O grupo virtual serve de abrigo contra o "mundo lá fora", nem sempre gentil com o aprendiz de cabeleireiro Douglas dos Santos, 18, gay e evangélico pentecostal.

"Já falaram que eu ia à igreja só por interesse pelo pastor e pelos irmãos", diz numa praça em Santo André (SP), ajeitando o boné preto para trás.

De tanto ouvir que se deixou cair em tentação, procurou "cura gay", que consistia em rezar muito e se privar do que lhe dava prazer, como bombom. "Diziam que se eu jejuasse seria liberto, que [ser gay] era coisa da carne."

Hoje tudo isso lhe soa como "sacrifício de tolo". Adepto da Assembleia de Deus, Douglas mudou no culto. "Pego o que me pertence e vou embora."

Ademais, a fé é sua grande alegria na vida. Ele tentou ir nas chamadas igrejas inclusivas, que aceitam o gay sem tentar "curá-lo". "Não tinha o fervor que eu precisava."

Para Simone da Silva, 43, e Márcia Inocêncio, 55, foi o contrário: a relação com Deus ferveu após entrarem na Igreja Cristã Contemporânea.

A assistente social Márcia era assídua em igrejas tradicionais, embora não se sentisse 100% bem nelas. "Era dificultoso disfarçar [sua orientação sexual]. Procurava sempre fazer escova no cabelo. Camiseta, jamais", afirma.

Mãe de três filhos, a estudante Simone estava "ferida por tantas agressões" de relacionamentos com homens. Começou a namorar mulheres, até que aceitou o convite da futura companheira para tomar um suco no barzinho.

Na época, o pastor "falou que tinha que ser Adão e Eva, não Eva e Eva. Fiquei murcha por dentro. Não é possível que Jesus não ame a gente".

Foi à internet para achar um templo onde pudesse entrar de mãos dadas com Márcia -que sonha em proporcionar a ela "o" casamento, para "SP inteira ficar sabendo".

Os pastores Marcos Gladstone, 39, e Fábio Inácio, 35, lideram a denominação de 3.000 fiéis e nove sedes, em São Paulo, Rio e Minas. Em janeiro, a Igreja Contemporânea Cristão celebrou dois anos no teatro Anhembi Morumbi, na zona leste paulistana.

No palco, mulheres tocavam guitarra com terno e gravata, enquanto homens de camisa brilhante dançavam com guarda-chuvas coloridos estilo frevo. Mães de fiéis gays gritavam "aleluia". Fiéis vestiam a camisa: era amarela, com uma carinha feliz e os dizeres "Sorria! Jesus te aceita".

A Bíblia deve ser lida com lentes contemporâneas, afirma Marcos. Há este versículo no livro Levítico, do Antigo Testamento: "Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação". O pastor argumenta: "A mesma passagem diz que você não pode comer carne de porco, tocar na mulher durante seu ciclo e fazer a barba". Quem encara hoje em dia?

Em julho, pastores brasilienses lançarão em São Paulo a "Bíblia Comentada Graça sobre Graça", com explicações bíblicas sobre homossexuais, negros e mulheres.

Caio, 49, que prefere não dar o sobrenome, brinca que ser evangélico e gay é como ketchup e pizza, "só combina para mentes praianas". Paulista do interior, do tipo que fala "porta" com "r" caipira", diz que recorre à web para ser gay "sem que nenhum irmão olhe torto".

Participa de um grupo no Whatsapp com 24 rapazes ("esse número não é à toa"). Há alguns dias, quase expulsaram um membro "mais saidinho", diz. Ele compartilhou uma foto seminua, só com a Bíblia cobrindo suas partes.

Henrique Souza, o Ricke, enviou ao grupo Namoro Evangélico LGBT um close de seu rosto com boné vermelho para o lado e uma corrente de prata –ganhou seis curtidas e um "boa tarde, lindo". Católico, ele entrou na comunidade atrás de um integrante.

O caso afundou. "Achei que entre evangélicos seria diferente. Mas as pessoas olham muito para o corpo. Se um gordinho e um magrinho postarem foto, o magrinho sempre terá mais curtidas."


Endereço da página:

Links no texto: