Folha de S. Paulo


José Rogério da Silva (1943-2015)

Mortes: Seu Zé, o sorridente mestre da pizza paulistana

José Rogério da Silva dizia que a pizza de muçarela é o melhor termômetro para saber se uma pizzaria é boa: se bem feita, todas as outras também serão. Se não, era sinal de problema à vista.

O barulho que a massa fazia ao ser cortada já indicava se ela tinha sido assada por Seu Zé, como o pizzaiolo ficou conhecido, ou por um de seus auxiliares. Silva fez escola nos estabelecimentos da zona sul de São Paulo, onde ensinou vários profissionais a cozinhar a iguaria com qualidade.

Antes de se tornar um mestre no forno à lenha, ajudava a família a carregar o carro de boi com palmas, para dar ao gado comer, e a cuidar das colheitas de algodão e de milho em Igaci, no interior de Alagoas, onde nasceu e cresceu.

Na capital paulista, após uma tentativa na construção civil, foi levantador de pinos em um boliche na av. Santo Amaro (zona sul), em 1964.

Com a ampliação da via, os donos do local perderam espaço e decidiram transformá-lo numa pizzaria. Ali, Sorriso, apelido que ganhou por causa de sua simpatia, aprendeu os segredos da pizza.

Depois de passagens por restaurantes tradicionais, abriu o Ceretos, em 1991, com o primo Cláudio, que considerava seu filho. Tinha uma excelente memória: chegava a lembrar seis pedidos de pizza, sem anotar nenhum, pois era pouco alfabetizado.

Amava o Santos. Entre uma fornada e outra, ouvia os jogos do clube pelo rádio.

Um dia, após fazer exames de rotina, passou mal e ficou internado por quatro dias. Morreu por infarto do miocárdio no dia 17, aos 72 anos. Deixa Cláudio, nove irmãos, outros primos e sobrinhos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

MORTES

7º DIA

Lucio Antonio Salvador Pizzotti - 27/5, às 18h30, na paróquia Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665-A.

Luiz Alberto Marcondes Piccina - Hoje (25/5), ao meio-dia, no Santuário São Francisco, no Largo de São Francisco, Centro.

Raquel Portella De Filippo - Hoje (25/5), às 12h45, na igreja N. S. do Brasil, Pça. Nossa Senhora do Brasil, Jardim Paulista.

Thereza Katinszky de Katina e Pielesz - Amanhã (26/5), às 19h, na igreja São Domingos, r. Caiubi, 164, Perdizes.

1º ANO

Aparecido Palley - Hoje (25/5), às 18h15, na paróquia N. S. do Rosário de Pompeia, av. Pompeia, 1.250, Pompeia.

5º ANO

Edith Ribas de Souza - Hoje (25/5), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Campinas (SP).


Endereço da página:

Links no texto: