Folha de S. Paulo


Prefeitura começa a desativar tendas de combate à dengue em São Paulo

Esvaziadas por causa da queda na procura por atendimento, as tendas da dengue montadas pela Prefeitura de São Paulo em bairros com muitos casos da doença começam a ser desativadas. Duas serão fechadas nesta sexta (15). Outras duas, dizem funcionários, deixarão de atender pacientes no fim do mês.

Já a Secretaria Municipal da Saúde afirma que as oito restantes serão fechadas gradativamente, por causa da baixa procura.

As estruturas que deixam de funcionar nesta sexta-feira (15) são as que ficam nas UBS Jardim Vista Alegre, na Brasilândia (zona norte), e Elísio Teixeira Leite, na Freguesia do Ó (zona norte). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento médio diário nas duas tendas passou de 180 para 65 pessoas.

A redução já era esperada, pois o frio dificulta a reprodução do mosquito transmissor da dengue, e consequentemente a transmissão da doença.

A reportagem esteve nas duas tendas que fecham nesta sexta e constatou o baixo movimento de pacientes. Na da Brasilândia, distrito da capital com mais casos a cada 300 mil habitantes (1.879,9), funcionários informaram que o atendimento será encerrado ao meio-dia. Nesta quinta (14), por volta das 14h, apenas quatro pacientes esperavam atendimento e outros três aguardavam o exame de sangue.

Tendas

Na tenda da UBS Elísio Teixeira Leite, os atendentes do local afirmaram que o posto vinha recebendo de 100 a 150 pessoas com os sintomas por dia, mas o número de procura caiu nos últimos dias. Na quinta de manhã (14), segundo a equipe médica, cerca de 30 pacientes foram à tenda. Durante quase uma hora em que a reportagem ficou no local, não houve procura pelo serviço.

O movimento também era baixo nas tendas da UBS Vila Palmeiras, na região da Freguesia do Ó, e Sorocabana, na Lapa (zona oeste de São Paulo), nesta quinta (14). Na primeira, os funcionários disseram que o fechamento está previsto para o dia 30. Na segunda, para o fim do mês.

SECRETARIA

A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população a procurar uma unidade de saúde o mais rapidamente possível se apresentar sinais e sintomas da dengue.

De acordo com o último levantamento divulgado pela prefeitura, há uma semana, a cidade já contabiliza 38.927 casos da doença neste ano —até a chamada 16ª semana epidemiológica.

A secretaria informou também que traçou um plano de combate à doença em novembro do ano passado.

Tal ação incluía a instalação das tendas de retaguarda às UBSs, para aumentar os atendimentos, que começam a ser fechadas hoje.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue
Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

Endereço da página:

Links no texto: