Folha de S. Paulo


Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves (1924-2015)

Mortes: A professora de piano em grupo de Copacabana

Quem via Maria de Lourdes Junqueira Gonçalves com seus 90 anos, caminhando por Copacabana, na zona sul do Rio, com a ajuda de uma bengala, dificilmente imaginaria que suas mãos educaram tantas outras no estudo do piano.

Mineira de Ponte Nova (a 180 km de BH), costumava dizer que começou a dedilhar as primeiras notas com três anos, ao imitar a irmã mais velha, que morreu ainda garota.

Quando criança, passou uma breve temporada em Manaus com a família. Depois, foi para o Rio, onde morou a maior parte da vida disseminado seus conhecimentos.

Formou-se em 1943 como professora da Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, hoje UFRJ, chegando a professora titular.

Reuniu as paixões pela música e por crianças no ensino de piano em grupo, método considerado uma evolução na prática docente por facilitar a absorção de teoria e prática musical entre alunos.

Em 1978, ganhou uma bolsa do prestigiado programa norte-americano Fulbright, que opera hoje em mais de 160 países, para estudar a técnica de ensino nos EUA.

Lá, estagiou com acadêmicos renomados no piano, como Louise Bianchi e Robert Pace. No Brasil, se apresentou em duo com Ilara Gomes Grosso, referência por suas gravações da obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Há 20 dias, começou a se queixar de uma gripe forte. Foi diagnosticada com pneumonia, que a obrigou a ficar internada por 15 dias. Morreu no sábado (9), aos 90 anos.

Deixa dois sobrinhos, seis sobrinhos-netos, dois sobrinhos-bisnetos e vasta obra sobre o ensino de piano.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

MORTES

*Epaminondas Pereira de Moura Carvalh*o - Aos 69. Casado com Lenice de Moura Carvalho. Deixa seis filhos e cinco netos. Cemitério do Rosário, Embu das Artes (SP).

Olindo Adelino Gava - Aos 90. Deixa os filhos Wilson e Marcia, irmãs e netos. Cemitério da Lapa.

Rudia Casoy Janowitch - Aos 88. Deixa os filhos Sonia e Ivo e o irmão Simão. Cemitério Israelita do Butantã.

Salomon Simon Frydman - Aos 83. Deixa o filho André e irmãos. Cemitério Israelita do Embu.

*

7º DIA

João Vieira Prioste - Hoje (13/5), às 19h45, na Catedral Anglicana de São Paulo, r. Comendador Elias Zarzur, 1.239, Santo Amaro.

30º DIA

Maria Teresa Pereira Pimenta - Hoje (13/5), às 18h30, na paróquia São Gabriel Arcanjo, av. São Gabriel, 108, Jardim Paulista.

Sarine Cattan Danon - Hoje (13/5), às 17h10 na Sinagoga Beit Yaacov, r. Bela Cintra, 801, Consolação.

1º ANO

Jorge José Feres Kalil - Hoje (13/5), às 18h30, na igreja do Santíssimos Sacramento, r. Tutoia, 1.165, V. Mariana.

2º ANO

Paulo de Tarso Martins Dias - Amanhã (14/5), às 18h, na igreja N. S. da Consolação, r. da Consolação.


Endereço da página: