Folha de S. Paulo


Novo deslizamento deixa três mortos em Salvador; há dois desaparecidos

Um deslizamento de terra deixou ao menos três pessoas mortas no início da tarde deste domingo (10) em Salvador (BA). Outras duas ainda estão desaparecidas.

O acidente aconteceu na rua Coronel Pedro Ferrão, no bairro Baixa do Fiscal, segundo a Codesal (Defesa Civil de Salvador). Ainda não há identificação dos corpos.

Em abril 15 pessoas morreram após deslizamentos da capital baiana, só que em outras regiões –foram 11 na comunidade do Barro Branco e outras quatro, na comunidade do Marotinho, ambas na periferia.

Com o temporal deste domingo, Salvador registrou seis deslizamentos de terra em bairros da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Romildo de Jesus/Futura Press/Folhapress
Deslizamento de terra no bairro Baixa do Fiscal deixa três mortos em Salvador; há dois desaparecidos
Deslizamento de terra no bairro Baixa do Fiscal deixa três mortos em Salvador; há dois desaparecidos

A Codesal alerta para o risco de um novo deslizamento, pois o solo ainda está encharcado das fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada do sábado.

Chove forte na capital baiana e a previsão é que haja mais chuva nesta segunda-feira (11).

Segundo a Codesal, a capital baiana sofreu 1.385 deslizamentos de terra desde o dia 1º de abril deste ano.

Salvador sofre bastante com deslizamentos há anos. A topografia irregular da cidade, aliada à ocupação desordenada da malha urbana, forma o cenário ideal para tragédias anunciadas. Segundo a prefeitura, a cidade tem cerca de 600 áreas consideradas de risco.

Nos locais onde houve mortos em abril, deslizamentos mataram mais pessoas anos antes. No Barro Branco, que contabilizou 11 mortos no mês passado, 13 moradores foram soterrados em 1996.

Felipe Oliveira - 28.abr.2015/AFP
Bombeiros e moradores fazem buscas por vítimas em escombro após deslizamento em Salvador
Outros deslizamentos de terra já tinham deixado 15 pessoas mortas em Salvador no mês passado

Endereço da página:

Links no texto: