Folha de S. Paulo


Prefeitura instala ciclovia de 3 km que divide pistas de avenida na zona leste

A ciclovia instalada pela prefeitura no bairro Iguatemi (zona leste) passa pelo meio da avenida Bento Guelfi em quase todo o trajeto, sem proteção para os ciclistas, pois não há canteiro central.

A faixa, com aproximadamente três quilômetros, começa no meio da pista. Após dois quilômetros, é desviada para o lado direito por cerca de 500 metros e depois retorna para o meio da avenida.

Ao longo da via, quase não há sinalização. Dos quatro semáforos, só dois funcionam. Veículos invadem a pista de bicicletas constantemente.

O ajudante Robson Fernando Nogueira Alves, 24, percorreu nesta terça (5) pela primeira vez a ciclovia, mas diz que prefere andar pelo acostamento. "É mais seguro", afirmou.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Prefeitura instala ciclovia no meio da avenida Bento Guelfi, na zona leste de SP
Prefeitura instala ciclovia no meio da avenida Bento Guelfi, no bairro Iguatemi, zona leste de São Paulo

Para o engenheiro civil e especialista em trânsito Humberto Pullin, o fato de o Código de Trânsito Brasileiro não proibir a instalação de ciclovias no meio de avenidas não ameniza o problema.

"Estão pintando as ruas indiscriminadamente. Falta planejamento em vários aspectos, como segurança."

Para o cicloativista Roberson Miguel, 35, do coletivo CicloZN, a segurança do ciclista deve ser prioridade.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à gestão Fernando Haddad (PT), informou, por nota, que a pista ainda não foi inaugurada, mas que as implementações realizadas estão de acordo com as determinações do código de trânsito.

A companhia disse ainda que reduziu a velocidade de 60 km/h para 40 km/h e que foi programada fiscalização periódica em toda a via.


Endereço da página: