Folha de S. Paulo


Alexandre Deneriaz Papaléo (1962-2015)

Mortes: O 'embaixador' da Amazônia

Durante as refeições, Alex Deneriaz não pedia um pedaço, mas sim uma lâmina. Se ele não gostava de algo, dizia que "não frequentava". Entre seus diversos bordões, "energia cristal" e "alô alô" também eram marcantes, conta a amiga Fátima Roman.

Um dos principais nomes do colunismo social do Amazonas, Alexandre registrou, por mais de 30 anos, personalidades e momentos da cultura e da alta sociedade amazonense, na televisão e no papel. Com passagem por jornais como "O Estado do Amazonas" e "Diário do Amazonas", mantinha uma coluna semanal no diário "A Crítica".

Circulava do Rio a Nova York, de São Paulo a Paris. "Divulgava a Amazônia como ninguém. As festas que ele fazia eram cinematográficas", lembra Fátima, amiga de Alex desde a infância do colunista, passada em Manaus, onde nasceu, filho de um comerciante e de uma funcionária pública.

O espírito alegre de Deneriaz era contagiante. "Ele transmitia alegria de uma forma que as pessoas próximas dele viviam essa alegria junto com ele", diz Fátima, que lembra ainda como o amigo sempre fez questão de viver intensamente, pois afirmava que a "vida era curta". "Parecia uma mensagem que ele passava", conta.

Jeanne, que ficou ao lado do irmão até o último minuto, diz que guardará a lembrança de um Alex sempre presente na vida da família e que "lutou pelo que queria".

Morreu no último dia 21, em São Paulo, aos 52 anos, após uma complicação renal ter provocado a falência do fígado. Deixa cinco irmãos e vários sobrinhos.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Graciano Iervolino - Aos 88. Casada, deixa irmã, sobrinhos e familiares. Cemitério do Araçá.

Hanna Schreiber - Aos 87. Deixa filhos, netos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

Jenta Abuleac - Aos 94. Deixa filhos, netos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

Regina Lucia Berenstein - Aos 63. Deixa filhos, netos, bisnetos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

*

7º DIA

Branca Thereza De Carvalho Lopes - Amanhã (5/5), às 19h, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jardim Paulistano

Christiano Stockler das Neves Filho - Hoje (4/5), às 12h, na igreja de São José, r. Dinamarca, 32, Jardim Europa, São Paulo.

Lélia Puzzo Bitencourt Luz - Hoje (4/5), às 19h30, na igreja Dom Bosco, r. Cerro Corá, 2001, Alto da Lapa.

*

7º ANO

Zaquia Maluli Werdine - Hoje (4/5), às 17h30, na igreja Nossa Senhora do Carmo da Aclimação, r. Brás Cubas, 163, Aclimação.

*

21º ANO

Nazira Simão Alexandre - Hoje (4/5), às 17h30, na igreja Nossa Senhora do Brasil, av. Brasil, Jardim Europa.


Endereço da página:

Links no texto: