Folha de S. Paulo


José Adolfo de Granville Ponce (1933-2015)

Mortes: Jornalista, militante e chef do cárcere

Nos dois anos e meio em que habitou o presídio Tiradentes, na avenida de mesmo nome em São Paulo, José Adolfo de Granville Ponce aplicou seu reconhecido talento gastronômico em reelaborar, já na cela, a insossa comida servida aos presos.

Os colegas faziam fila.

Nascido em Pirajuí, no interior de São Paulo, em 1933, Granva, como era conhecido, mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 1960 e trabalhou no "Correio da Manhã" e nos "Diários Associados". Em São Paulo, integrou a lendária revista "Realidade".

Ex-militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), se alistou na Aliança Libertadora Nacional (ALN), de Carlos Mariguella (1911-1969), e foi preso em janeiro de 1969.
Dos tempos difíceis de chef do cárcere, surgiu o livro "Tiradentes, um Presídio da Ditadura" (ed. Scipione).

Impávido em suas posições políticas, abandonou organizações e partidos e investiu em projetos de vanguarda do chamado jornalismo underground: as publicações "Bondinho", "Revista de Fotografia" e "Jornalivro".

No mercado de livros, renovou a editora Ática ao abrir suas portas para a produção acadêmica brasileira, formando um conselho de intelectuais como Antônio Cândido, Florestan Fernandes e Aziz Ab'Saber.

Eram acadêmicos desse quilate que se juntavam a ex-militantes nos churrascos que Granva promovia no sobrado da Vila Previdência, em São Paulo, onde viveu com a mulher, Maria Aparecida Baccega, até o dia 19 de abril, depois de ver os filhos Valter e Fabiano ganharem o mundo.

Aos domingos, os convivas se preparavam não só para boa comida, mas para os debates do que Granva chamava de "política com P maiúsculo".

Morreu aos 81, em decorrência de um enfisema pulmonar.

coluna.obituario@uol.com.br

-

VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEXTA (24)

Adrian Pesciallo - Aos 64. Casado com Iara Pesciallo. Deixa os filhos Gabriel, Gustavo e Ana Carolina. Cemitério do Redentor.

*

7º DIA

Camila Isaias Cordeiro - Hoje (24/4), às 18h30, na ig. S. Gabriel, av. S. Gabriel, 108, Jd. Paulista.

Elisa Cesar de Moraes Leonel - Hoje (24/4), às 8h, na capela São Vicente de Paulo - Casa Pia, na Al. Barros, 559, Santa Cecília. Às 19h, na catedral Nossa Sra. dos Prazeres, em

Adelaide Junqueira Sangirardi (Baby) - Amanhã (25/4), às 13h, na paróquia Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano.

Isaltina Monzoni Prestes (zita) - Amanhã (25/4), às 16h, na paróquia de São Dimas, r. Domingos Fernandes, 588, Vila Nova Conceição.

*

17º ANO

Norma Vasques Dominguez - Hoje (24/4), às 20h, na ig. N. Sra. da Saúde, r. Domingos de Moraes, 2.387, V. Mariana.

*

SHLOSHIM - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

Betty Kelman - Domingo (26/4), às 12h, set. G, q. 37, sep. 76.


Endereço da página:

Links no texto: